Cuidados ao comprar sua bike

10 Cuidados ao comprar sua bicicleta

Seja usada ou novinha, é importante tomar certos cuidados ao comprar sua bicicleta, sabia? Afinal de contas, mais que um meio de locomoção prático, ela deve transmitir segurança em suas pedaladas urbanas, em trilhas ou mesmo na praia.

Por isso, olhos atentos em cada detalhe da bike que você tem flertado: eles podem fazer toda a diferença entre um bom negócio e uma negociação frustrada.

Para ajudar, nós reunimos neste post os principais cuidados ao comprar sua bicicleta. Confira!

Qual é a procedência da bicicleta

Isso vale tanto para as usadas quanto para as novas. Desconfie, primeiramente, daquelas ofertas que parecem boas demais para ser verdade. Caso já tenha tido outros donos, dê uma volta com ela; caso você seja o primeiro, peça pelo recibo da sua compra.

E, principalmente: se a numeração do quadro da bike estiver raspada, a bike pode ter sido roubada. Por isso, compre apenas de lugares nos quais você possa confiar.

Confira as soldas e junções do quadro

Ainda sobre o quadro da bicicleta, faça uma inspeção nas soldas e procure por sinais de corrosão. O desgaste precoce das peças pode se converter em dores de cabeça múltiplas, mais à frente, com a substituição desses itens.

Ouça atentamente os barulhos da bike

Boa dicas para você, que deseja saber quais são os principais cuidados ao comprar sua bicicleta: ouça a bike.

Parece estranho, mas faz sentido. Freie, troque as marchas enquanto pedala e identifique os sons durante essas manobras. Caso algo pareça incomum, descubra a fonte do barulho.

Teste os freios e pneus

Falamos acima, mas vale o reforço, tamanha a importância do freio em uma bicicleta: analise as pastilhas de freio, bem como suas condições. Caso estejam gastas ou irregulares, fique de olho porque a bicicleta já deve ter sido bastante usada.

Os pneus da bicicleta são fundamentais para o desempenho de qualquer ciclista, é um ponto principal de contato com o solo e um importante item de segurança e desempenho. Sendo assim, é legal você conhecer alguns tipos de pneus para melhor se adequar em uma trila ou até mesmo em um simples percurso.

Com isso, tenha sempre de reserva um kit de bomba, câmara, espátulas, remendo e cola, fita adesiva, cilindro e aplicador C02 e, canivete multifunções.

Dê atenção à transmissão

Nesse aspecto, observe o estado das coroas e dos dentes do cassete. Quando desgastados demais, pode indicar o momento ideal para trocá-los.

A dica acima é mais indicada para bicicletas usadas. No entanto, os modelos novos também devem ser vistoriados. Dê uma volta e troque as marchas, de olho na folga criada na corrente da bicicleta. O ideal é que ela fique mais justa.

Faça uma análise das suspensões

Teste um pouco a bicicleta e confira se o amortecimento dianteiro funciona adequadamente. Junto dos equipamentos de segurança, eles são o diferencial de um passeio tranquilo — mesmo em trilhas.

Sobre a suspensão traseira, a dica consiste em analisar se não ocorrem vazamentos no loca, e se as travas funcionam corretamente — além da sensação ao pedalar com a bike.

O registro entre os principais cuidados ao comprar sua bicicleta

Por fim, uma boa dica para que você tenha mais segurança, em suas pedaladas, é fazer o registro dela. Por meio da numeração no quadro, você pode registrar queixa de furto ou roubo e ter uma alternativa extra para reavê-la.

Mas, como dissemos, muitos riscam o número e revendem a bike. Daí o cuidado que se deve ter ao comprar bicicletas usadas.

E aí, tem outra dica para complementar os principais cuidados ao comprar sua bicicleta que trouxemos aqui? Compartilhe conosco, no campo de comentários deste post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *