bicicleta-infantil-ideal

5 dicas para NÃO errar na escolha da bicicleta infantil ideal

Com o auxílio de rodas de apoio, especialistas apontam que crianças com 3 anos de idade já desenvolveram a coordenação motora necessária para adquirirem a sua primeira bicicleta.

Isso pode ser uma motivação e tanto para os pais enraizarem desde cedo a relevância em pedalar rumo aos seus objetivos. No entanto, é igualmente fundamental que eles se atentem a alguns pontos importantes ao procurarem pela bicicleta infantil ideal.

E, para orientar você nessa decisão de grande relevância, a seguir nós reunimos 5 dicas para não errar na escolha da bicicleta infantil. Confira!

1. Segurança em primeiro lugar

Pedalar com segurança é um lema que deve acompanhar ciclistas de todas as idades. E os mirins não são exceção. Por isso, não se deixe guiar apenas pelo preço exposto na bicicleta infantil que você viu em uma loja.

Em vez disso, priorize a segurança que a primeira bicicleta dos seus filhos vai proporcionar aos passeios deles. E uma boa maneira de se certificar disso é por meio dos certificados do INMETRO, que atestam a qualidade dos itens de segurança presentes na bicicleta.

Caso queira saber mais a respeito do assunto, você pode conferir diretamente a normativa sobre bicicleta infantil emitida pelo próprio INMETRO.

Além disso, é válido se atentar ao período de garantia que as fabricantes oferecem para os seus produtos. Afinal de contas, você também deve proteger a primeira bicicleta dos seus filhos, de modo a valorizar o investimento realizado.

Sobre as já citadas rodinhas de apoio: use-as, no início, e apenas remova-as quando o ciclista mirim se sentir verdadeiramente seguro em se equilibrar apenas sobre duas rodas. E, o principal: o capacete. Não saiam de casa sem ele.

2. O tamanho ideal de uma bicicleta infantil

Logicamente, o tamanho da primeira bicicleta vai variar de acordo com a idade da criançada. Da mesma maneira que, a cada primavera celebrada, é importante avaliar se aquele tamanho de bicicleta infantil permanece adequado para o tamanho e peso dos seus filhos.

E, como os pais podem atestar: crianças crescem rapidamente. Por isso, é importante avaliar uma bicicleta infantil que compreenda grande parte dessa gostosa etapa da vida.

Para servir de orientação, você pode se basear na relação abaixo, estabelecida pelo diâmetro do aro em polegadas:

Aro 12: bicicleta infantil para crianças a partir de 2 anos de idade — normalmente, já equipadas com as rodinhas auxiliares.

Aro 14: esses modelos tendem a contar com estrutura de aço e diferenciais para passeios mais longos, como amortecedores. Bicicleta infantil indicada para crianças a partir de 4 anos.

Aro 16: indicada para crianças de 4 a 8 anos de idade, cujos modelos devem levar, obrigatoriamente, a certificação e o selo do INMETRO.

Aro 20: crianças a partir de 8 anos de idade já podem encontrar as características mais apropriadas para seus passeios, como quadro em aço carbono e outros metais leves, e até mesmo marchas.

3. Confira todos os componentes

Toda bicicleta infantil deve ser verificada em detalhes, para que os passeios dos seus filhos sejam seguros e divertidos. Isso significa, primeiramente, atentar-se à qualidade dos manetes para o freio.

Ainda sobre o freio, antes de adquiri-la — e periodicamente, ao longo do seu uso — é importante observar se eles estão devidamente ajustados para que sejam mais confiáveis diante da necessidade em usá-lo.

As rodas laterais (quando presentes no modelo adquirido) devem ser checadas constantemente, também, para a verificação da firmeza do acessório.

Por fim, procure observar se os pneus estão cheios, se o selim é confortável e se as manoplas do guidão são macias. Com isso, os passeios longos a bordo da bicicleta infantil vão cansar menos os seus filhos.

4. Encontre o melhor custo/benefício

Como dissemos: as crianças crescem rápido, como em um passe de mágica. Por isso, ao comprar uma bicicleta infantil você deve se atentar a essas etapas de crescimento para que o modelo escolhido não seja inutilizado em pouquíssimo tempo de uso.

Além disso, muitas fabricantes já se atentaram a isso também e, para compensar, produzem modelos com materiais mais acessíveis (como é o caso do plástico).

Procure equilibrar, portanto, esses fatores na escolha da primeira bicicleta dos seus filhos.

bicicleta infantil mormaii

5. Onde comprar a bicicleta infantil ideal

Aqui, na Mormaii, você vai encontrar uma tradição em bicicletas que vem se aperfeiçoando desde 2006 para oferecer o mais alto nível de mais segurança, qualidade e design.

Como resultado, contamos com mais de 100 modelos de bicicletas para variados tipos de ciclistas — as crianças, inclusive.

Por isso, caso esteja em busca de uma primeira bicicleta que vai trazer todas as qualidades que apontamos neste artigo, acesse nossa página de bicicleta infantil e confira os modelos mais adequados para os seus filhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *