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8 alimentos que não podem faltar para o ciclista iniciante

Seja o ciclista, um entusiasta experiente ou ainda em suas primeiras pedaladas, existe algo em comum entre ambos os tipos de atletas: a relevância de uma boa alimentação para ciclistas. Afinal de contas, existem alimentos importantes que ajudam na performance e reabilitação após um dia de exercícios com esse meio de locomoção tão versátil.

Nossa pergunta é: você sabe quais são os alimentos importantes que ajudam você a transitar com a sua bicicleta urbana ou MTB pelos seus trajetos cotidianos? Caso ainda esteja em dúvida, a Mormaii Bicicletas separou oito opções de alimentos importantes que não podem faltar no dia a dia.

Confira os alimentos essenciais para um ciclista:

1. Mingau

Por possuir baixo índice glicêmico, o mingau se torna um dos alimentos importantes para ciclistas. Isso porque o seu valor nutricional se concentra nos carboidratos, que liberam lenta e gradativamente a energia para o corpo.

Para quem pedala por muito tempo, por exemplo, é uma ótima pedida para compor o cardápio matinal ou pré-exercícios.

2. Barrinhas energéticas

Práticas, leves e nutritivas, as populares barrinhas ajudam também na reposição de carboidratos ao longo de suas pedaladas — podendo facilmente compor o lanche da tarde também.

3. Banana

Já ouviu dizer que o consumo de bananas ajuda a evitar câimbras? Pois saiba que é verdade, e que se trata apenas de um dos variados benefícios em consumir a fruta. Não à toa, ela faz parte da alimentação ideal para ciclistas.

4. Arroz integral

Rico em fibras, vitaminas e nutrientes, além do característico nível de carboidratos desse tipo de grão, o arroz integral é um poderoso aliado do ciclista iniciante e também do profissional.

5. Frango

Por ser rico em proteínas e contar com baixos índices de gordura, o frango é uma opção versátil e suculenta para compor o cardápio diário.

6. Maçã

Mais um tipo de fruta recomendado como um dos alimentos importantes para acompanhar o ciclista em seus trajetos. Neste caso, a maçã é indicada por ser rica em vitaminas, auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico e também, por ajudar na hidratação do atleta.

7. Beterraba

A beterraba é uma raiz cheia de nutrientes e capaz de trazer diversos benefícios a quem as consome. Para o ciclista, atenção especial à sua rica concentração de cálcio e ferro, que contribuem com o fortalecem do organismo, além do potássio e do sódio, que ajudam a potencializar o esforço muscular e a reter o desperdício de líquidos durante as pedaladas.

8. Iogurte

Por fim, uma boa maneira de compor o café da manhã é por meio do consumo de iogurtes. Um dos alimentos importantes para ciclistas, pois contém boa quantidade de carboidrato e também de aminoácidos, que trabalham ativamente no fortalecimento da musculatura.

Além disso, eles são versáteis, podendo ser associados ao consumo de outras frutas, como a banana ou mesmo o morango — que também é um item capaz de compor a alimentação ideal para ciclistas.

Além disso, a hidratação é um capítulo fundamental à parte na manutenção da rotina do ciclista. Afinal, a ingestão de líquidos é essencial para o corpo humano e, quando praticamos exercícios, a sua relevância é potencializada, já que costumamos perder líquido no processo.

Assim, é importante carregar na mochila os alimentos importantes para o ciclista e também uma garrafa d’água, ingerindo-a a cada parada para repor o líquido perdido do corpo. Não se esqueça, também, de que o aquecimento muscular é igualmente importante para a manutenção de sua qualidade de vida.

E, como estamos falando em qualidade de vida, convidamos você a se inspirar — ou inspirar alguém que conheça — a andar mais de bicicleta. Para isso, leia o nosso artigo com 8 razões para começar a andar de bicicleta Mormaii e trazer mais qualidade à sua vida!

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