Saiba-qual-é-a-altura-do-selim-para-melhor-conforto-na-hora-de-pedalar

Saiba qual é a altura correta do selim de bicicleta para suas pedaladas

Para andar de bicicleta e colher todos os benefícios dessa prática, o ciclista deve estar ciente da melhor altura do selim de bicicleta. E isso independentemente de ser uma bicicleta infantil ou uma bicicleta cross.

Afinal de contas, a altura do selim da bicicleta é condicionada ao tamanho do usuário. Por isso, o ajuste é necessário para evitar lesões e posturas incorretas ao pedalar, o que pode gerar uma série de problemas ao ciclista. Conheça neste post tudo a respeito da altura do selim ideal para você!

A importância em ajustar a altura do selim

Vale mencionar que a Mormaii Bikes se preocupa profundamente com a qualidade de suas pedaladas. Para isso, alerta que a altura do selim da bicicleta tem grande influência em suas performances.

Isso se deve principalmente ao fato de que a força nas pernas coincide com a posição do selim. É por isso que, a seguir, vamos apontar algumas dicas para você encontrar a posição ideal para pedalar sua bicicleta urbana ou MTB com muito mais eficiência!

Aprenda a medir a distância ideal do selim

Para isso, fique descalço e posicione o corpo rente a uma parede. Meça, em centímetros, a distância entre o períneo (entre as pernas) e o solo. É considerável posicionar uma régua ou pasta — entre outros itens de superfície lisa — para simular o selim.

Depois, avalie que uma altura considerada ideal é de 88% dessa medida calculada anteriormente. Dessa maneira, digamos, por exemplo, que a distância medida seja de 100 centímetros. Assim, a conta fica dessa maneira:

100 x 0,88 (que são os 88% indicados) = 88. Isso significa que você deve ajustar a altura do selim a uma distância de 88 cm do solo. Mas essa não é a única maneira.

Outro método para definir a altura do selim de bicicleta

Quem não conta com uma fita métrica para facilitar o cálculo, siga o passo a passo a seguir:

  • Suba na bicicleta e peça o auxílio de alguém para segurá-la;
  • Apoie nos pedais os seus calcanhares e pedale na direção contrária com eles;
  • Ao chegar no ponto mais distante entre o selim e o pedal, sua perna deve estar plenamente esticada, mantendo a linha do quadril na horizontal.

Quando dobramos em excesso os joelhos ao andar de bicicleta, nós perdemos força na pedalada. Por isso é tão relevante que consigamos mantê-los esticados.

Atenção contínua ao ajuste do selim

Acontece, com o tempo, de você sentir que os joelhos flexionam ao longo de suas pedaladas. E isso pode ocorrer porque o selim baixa gradativamente ao longo do uso. Vale observar, no entanto, algumas condições que podem levantar essa dúvida:

  • Se você pedala na parte traseira do selim, pode significar que a altura do selim esteja baixa;
  • Ao pedalar na parte dianteira, o selim pode estar mais baixo do que o indicado;
  • Avalie o trajeto diário, porque muitas vias íngremes pedem um selim, alguns milímetros abaixo do indicado, para favorecer sua performance em subidas;
  • Atenção à maciez do selim, pois quanto mais macio, mais você afunda no assento — e isso interfere na altura ideal.

Além disso, vale a pena avaliar as respostas do corpo ao andar de bicicleta. Veja se surgem dores após as pedaladas e se elas desaparecem ao ajustar a altura do selim.

Dessa maneira, você consegue uma performance melhor e evita lesões incômodas. Além disso, outras questões devem ser levadas em consideração ao escolher a sua bike, sabia? Para Saber mais a respeito, leia nosso artigo com 10 cuidados a serem tomados ao comprar sua bicicleta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *