Tipos-de-aros-fique-por-dentro-de-todos-os-modelos

Tipos de aros para bicicleta: Conheça todos os modelos

Você conhece os diferentes tipos de aros para bicicleta e, principalmente, a importância dele em suas pedaladas? Caso o assunto ainda seja confuso, não tem problema. Afinal de contas, existem diversos tipos de aro e para todos os modelos de bikes.

Podemos encontrar, por exemplo, bicicletas com aro 29, bicicleta cross com aro 20 ou mesmo uma bicicleta em alumínio com aro 26. Entenda, no entanto, que não se trata de uma simples decisão estética, havendo significado por trás dos tipos de aros ofertados.

Quer saber quais são? Basta seguir com a leitura deste post!

Por que existem diferentes tipos de aros para bicicleta?

As rodas de bicicleta têm configurações básicas e outras diferenciadas que permitem uma personalização mais assertiva em sua escolha pelo modelo ideal. Até por isso, faz parte de um dos cuidados ao comprar uma bicicleta.

Por exemplo: uma bicicleta cross com aro 20 é mais apropriada para um tipo de uso, à medida que um aro 20 para circuitos urbanos e diários possui outra relevância para o ciclista. Daí, inclusive, a importância em avaliar o tamanho do aro para as suas necessidades e objetivos.

Como identificar o tamanho de aro ideal?

Vamos ao conceito básico: o tamanho da roda é medido a partir de todo o diâmetro dela, já com o pneu devidamente montado. Assim, o tamanho do aro é idealizado levando em consideração o uso da bike e o peso distribuído sobre ela.

Por exemplo: aros maiores são recomendados para moutain bikes em áreas mais íngremes e desafiadoras. Até por isso, um dos principais modelos para isso é a bicicleta mountain bike com aro 29. Já as bikes de lazer e tráfego cotidiano na cidade possuem, em média, o mesmo tamanho. Com isso, resta identificar o uso desse meio de transporte tão versátil.

Para ajudar, recomendamos a leitura da tabela abaixo, que pode facilitar a compreensão sobre os tipos de aros:

  • Aro com 20 polegadas (20″): frequentemente usadas em BMX ou em bicicletas infantis e dobráveis;
  • Aro com 24 polegadas (24″): mais indicadas para bicicletas usadas por adolescentes;
  • Aro com 26 polegadas (26″): a maioria das Mountain Bikes contam com esse tipo de aro, bem como as bicicletas de uso adulto;
  • Aro com 29 polegadas (29″): como já mencionado, bastante utilizado em mountain bikes com trechos mais desafiadores.

Além disso, existem bicicletas com tipos de aros menores. Para crianças com até 5 anos, são indicados modelos com 12 polegadas, por exemplo. Basta analisar a proporção de que os aros mais largos e maiores são indicados para terrenos desafiadores, ao passo que os mais finos são indicados para bicicletas de velocidade.

Estruturas para diferentes tipos de aro

Além das características já citadas, é importante considerar os materiais mais utilizados para a confecção dos aros de bicicletas. Entre eles:

  • Estrutura: liga leve e de raios, sendo o primeiro indicado para mais velocidade e trajetos urbanos, enquanto o segundo é mais considerado em terrenos acidentados;
  • Material: aço reforçado e fibra de carbono, sendo os materiais leves mais caros — porém, mais duráveis e resistentes;
  • Suporte para freio: atente-se a isso, pois bicicletas com freio a disco necessitam de aros capazes de suportá-lo.

Com isso, você deve garantir mais segurança e boa performance em seus passeios. Agora, se você tem o costume de levar a sua bike para todos os lados, não deixe de conferir nossas dicas para proteger a sua bicicleta contra a ação da maresia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *