Bicicleta urbana tudo o que você precisa saber 1 - Bicicleta urbana: tudo o que você precisa saber

Bicicleta urbana: tudo o que você precisa saber

O interesse em pedalar é o primeiro passo para uma mudança qualitativa em sua rotina. Mas, antes de vestir os equipamentos de segurança é importante perguntar-se: qual é o meu objetivo? Com base em sua resposta você saberá se vai pedalar em trilhas ou se o que você precisa é de uma bicicleta urbana para os seus trajetos cotidianos.

Acredite, faz toda a diferença optar por um ou outro modelo. E, para que a sua tomada de decisão seja a mais acertada possível, neste post nós vamos apontar algumas características e cuidados ao escolher a bicicleta urbana ideal para o seu perfil. Confira!

Procure por comodidade

Trajetos curtos ou longos devem vir acompanhados de conforto. Isso significa que sua bicicleta urbana deve permitir que você mantenha as costas erguidas durante os percursos. Para tanto, avalie se o modelo que você deseja possui um guidão na altura de suas mãos. Teste os modelos e identifique qual ajude você sentir uma sensação de relaxamento sobre a bike.

bicicleta urbana mormaii - Bicicleta urbana: tudo o que você precisa saber

Aliás, uma boa maneira de identificar um bom modelo de bicicleta urbana para você é por meio do quadro da bike. Um quadro baixo, por exemplo, facilita a subida e descida da bike sem grandes esforços — fica a dica: aprenda a regular a altura do selim para obter mais conforto.

Avalie o selim de sua bicicleta urbana

As cidades, por mais que tenham faixas dedicadas aos ciclistas, tendem a ter uma série de obstáculos que tornam os caminhos mais desafiadores. Lombadas, guias e buracos nas vias são apenas alguns deles.

Isso significa que você deve se atentar ao modelo de selim de sua bike favorita para a cidade. Aqueles com suspensão já dão um bom adianto para evitar os choques mais fortes. No entanto, existem materiais anticompressivos que ajudam a tornar a atividade menos incômoda, com o tempo de pedalada.

Observe também as rodas de sua bicicleta

Em geral, são rodas mais largas, algo em torno de 20 a 26″. Isso não exclui, por sua vez, o uso de pneus estreitos, pois eles facilitam a rodagem e minimizam o esforço.

Dicas sobre os pedais de uma bicicleta urbana

O tamanho do pedal influencia bastante a qualidade dos seus passeios. Quando pequenos demais, dificultam a locomoção e o apoio dos mesmos sobre os pedais.

Isso significa que, mais uma vez, você deve testar os modelos para atestar qual traz mais conforto para você, durante os trajetos. E, caso você pretenda pedalar bastante, não se oriente pelos preços. Quanto mais barato um pedal, menos durável é o produto.

Complemente o modelo com acessórios úteis

Uma bicicleta urbana pode conter equipamentos e acessórios que fazem toda a diferença. A buzina é um deles, para alertar pedestres, carros e outros meios de transporte que podem cruzar o seu caminho.

Além disso, o para-lamas e uma caixa protetora de corrente são importantes para evitar os respingos e manchas nas roupas. A iluminação — traseira e dianteira — são fundamentais para os passeios noturnos. E, por fim, os equipamentos de segurança, como:

  • Luvas;
  • Capacete;
  • Espelho retrovisor.

Vale destacar, ainda, que você pode se beneficiar de um bagageiro para carregar seus pertences e, também, de dispositivos de segurança para se proteger contra furtos e roubos.

E então, deu para entender alguns conceitos simples e práticos para escolher a sua bicicleta urbana? Agora, que tal dar uma conferida em nosso site e escolher o modelo mais adequado aos seus objetivos e necessidades?

Display Infográfico 2 - Bicicleta urbana: tudo o que você precisa saber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *