Bike-aro-26-ou-29-saiba-qual-a-diferença

Bike aro 26 ou 29: saiba qual a diferença

As bicicletas aro 29 estão chegando com força ao mercado, colocando uma série de dúvidas na mente do ciclista. Afinal de contas, elas são tão diferentes assim da performance que se obtém, atualmente, de uma bike aro 26, por exemplo?

E a verdade é que ambos os modelos possuem particularidades, sim, e que podem influenciar em sua performance sobre duas rodas. Mas, para que você entenda especificamente onde isso pode impactar em sua rotina, fizemos este post.

Entenda as diferenças entre a bike aro 26 e a aro 29, e tire as suas próprias conclusões para entender qual delas é a melhor opção para pedalar com segurança e conforto!

venice 3 - Bike aro 26 ou 29: saiba qual a diferença

O tamanho é a diferença mais marcante

Isso é indiscutível: a roda com 29 polegadas é maior e tem mais resistência contra terrenos acidentados. Até por isso, tem se tornado um xodó dos ciclistas apaixonados por MTB.

Vale destacar também que a bike aro 26 tem menos contato com o solo — também em decorrência das suas dimensões. Com isso, as 29 polegadas do aro conferem uma pedalada de melhor performance do que o aro 26.

Isso tudo faz com que o tamanho do aro seja avaliado, pelo ciclista, de acordo com os seus objetivos. De nada adianta uma bike de velocidade se o seu intuito é fazer um agradável passeio urbano, por exemplo.

O peso também é influenciado

Se a bike aro 29 parece ter muitas vantagens, aí vai um ponto de equilíbrio para a bike aro 26: ela é mais leve. Claro que isso, exclusivamente, não é parâmetro porque existem outros componentes que podem ajudar a balancear o peso final da bicicleta.

Mas já é um bom indicativo para o ciclista que busca leveza e agilidade nos seus trajetos de bike. Especialmente, em terrenos fechados que demandam mais precisão.

A velocidade da bike aro 26 é menor

Com base nos elementos anteriormente citados, a bike aro 26 leva desvantagem em velocidade média. Só que isso não é, necessariamente, algo ruim. Como dissemos, se a sua performance pouco importa com base no indicativo de um velocímetro, é irrelevante.

quadros 5 - Bike aro 26 ou 29: saiba qual a diferença

O modelo ideal para as suas necessidades

Como deve ter dado para perceber, cada bicicleta conta com especificidades que vão de acordo com o que você busca em um meio de transporte desses.

Por isso, antes de escolher uma bicicleta a dedo, confira algumas questões relevantes para auxiliar na sua decisão:

  • na roda aro 29″ é melhor adaptável aos ciclistas altos — de 1,80 m para mais, em média;
  • a suspensão também deve ser verificada. Para terrenos acidentados e amplos, convém um modelo aro 29 cuja suspensão suporte os impactos e ofereça boa margem de segurança. Para o dia a dia, o aro 26, com uma suspensão convencional, é uma boa pedida;
  • velocidade implica uso de uma bike aro 29; para terrenos menos espaçados (como trilhas fechadas), a opção pode ser a bike aro 26 por ser mais ágil.

Não há, portanto, um modelo de bicicleta que seja melhor em todos os aspectos. Tudo vai de acordo com seus objetivos e necessidades. Quer entender um pouco mais a respeito disso e saber se você precisa de uma bike aro 26 ou, outro tipo? Então, não deixe de conferir também o nosso artigo sobre modelos de bicicleta aro 29!

checklist manutenção - Bike aro 26 ou 29: saiba qual a diferença

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *