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Ciclismo como estilo de vida mais saudável e prático

Aliar diversão e exercícios físicos tende a ser algo desafiador para muitas pessoas. E, para um número cada vez maior de interessados nesse equilíbrio, o ciclismo tem se mostrado a alternativa mais assertiva.

Isso porque a atividade envolve benefícios múltiplos (para o corpo e a mente) e é um meio de transporte sustentável e prático. Sem falar que as pedaladas são extremamente prazerosas e podem ser realizadas em grupo ou apenas para refletir consigo.

Não à toa, o ciclismo tem crescido exponencialmente como um estilo de vida saudável e prático. Quer entender, a fundo, os motivos para isso? É só nos acompanhar ao longo desta leitura!

9 BENEFÍCIOS PRÁTICOS PARA ANDAR DE BICICLETA

Os benefícios do ciclismo em sua rotina

Como qualquer outra atividade física, o ciclismo agrega uma série de valores ao nosso corpo e também à mente. Abaixo, vamos apontar algumas delas:

  • ótimo exercício cardiovascular;
  • ajuda na redução do nível de colesterol no sangue;
  • contribui com o fortalecimento do sistema imunológico;
  • fortalece e tonifica os músculos — do abdômen e, especialmente, das pernas;
  • grande auxiliar na perda de peso;
  • permite que os níveis de estresse sejam reduzidos;
  • contribui em levantar a autoestima dos praticantes — o que reduz, indiretamente, o risco de depressão.

Além disso, como já havíamos destacado, a prática do ciclismo permite que você contribua com a manutenção do meio ambiente, considerando que se trata de um meio de transporte ecológico.

O que considerar antes de praticar o ciclismo

Ao adentrar nesse estilo de vida com mais e mais adeptos, você deve considerar alguns aspectos que vão facilitar na escolha do modelo ideal para os seus objetivos. Por exemplo:

  • Você vai praticar ciclismo na cidade ou em trilhas?
  • Quanto você pretende investir?
  • O ciclismo vai ser uma atividade só para mobilidade urbana ou visando mais velocidade e performance nos seus trajetos?

Questões pertinentes e que vão ajudar na escolha certeira pelo melhor modelo de bicicleta para você pedalar, desde o princípio, de acordo com os seus objetivos!

Lembre-se, apenas, que além da bicicleta é fundamental investir em equipamentos de segurança, como o capacete e luzes sinalizadoras (indispensáveis para pedalar à noite).

Os desafios em praticar o ciclismo

O principal deles está associado aos seus hábitos de vida. Se a ideia é mudá-los, então a tarefa vai ser árdua, a princípio, mas você pode pegar gosto com o tempo até que a atividade física seja uma parte inerente à sua rotina.

Uma dica interessante é começar aos poucos: pedale sem grandes pretensões, no início, e estenda o trajeto, a velocidade e a sua resistência ao cansaço gradualmente. Com isso, você pode perceber a evolução, o que motiva a alcançar objetivos ainda maiores.

Outro ponto que costuma desanimar as pessoas é a companhia. Hoje em dia, existem grupos de pedal que são excelentes formas de integração social, além de ferramenta motivacional. Ao saber que os seus amigos estão por aí, divertindo-se entre pedaladas, é bem provável que você queira estar ali também, ao lado deles.

quadros 1 - Ciclismo como estilo de vida mais saudável e prático

As primeiras pedaladas

Por fim, atente-se ao local onde você vai começar a praticar o ciclismo. Abaixo, uma lista de lugares que agregam segurança com facilidades para as primeiras pedaladas:

  • parques;
  • praças;
  • ginásios esportivos;
  • áreas de lazer de condomínios;
  • ciclofaixas;
  • trilhas espaçadas e sem obstáculos.

Lembre-se que a escolha vai refletir também as suas pretensões ao praticar o ciclismo. Não se arrisque em trilhas, portanto, se a sua intenção é pedalar em áreas planas e urbanas.

E se você ainda tem dúvidas sobre por que implementar o ciclismo na sua rotina, temos também 8 razões para você começar a andar de bicicleta. Dê uma conferida, e inspire-se em nossas sugestões!

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