A-importância-da-ciclovia-no-dia-a-dia-do-ciclista

A importância da ciclovia no dia a dia do ciclista

A mobilidade urbana assumiu episódios de profunda relevância para o seu crescimento, ao longo dos últimos anos. E é inegável o impacto de uma ciclovia nesse processo.

Afinal de contas, esses trechos específicos para a circulação de ciclistas são vistos como uma grande solução para o tráfego continuamente inchado das grandes cidades.

Outro exemplo disso é a redução da poluição nos centros urbanos. O transporte não motorizado, portanto, agrega muitos benefícios para o ciclista, mas também para as cidades.

E é isso o que veremos ao longo deste post. Confira, e descubra conosco a importância da ciclovia no dia a dia do ciclista!

A importância da ciclovia! | Bicicletas Mormaii

Qual é a importância de uma ciclovia?

Ambientalmente responsável e com enorme promoção da mobilidade e segurança de um ciclista, a ciclovia também se destaca por uma série de outros fatores. Entre os principais, destacamos os seguintes:

  • as vias ficam menos congestionadas, dando aos ciclistas a oportunidade de transitar em uma área exclusiva para eles;
  • os próprios automóveis (carros, motos, ônibus, caminhões etc.) transitam com mais fluidez, uma vez que a preocupação com um alguém de bicicleta é potencialmente menor quando eles estão em uma ciclovia;
  • os acidentes são menores, pois existe um planejamento de sinalização para que os ciclistas atravessem as suas faixas exclusivas de acordo com o trânsito ao redor;
  • o pedestres também são beneficiados, pois um ciclista fora da ciclovia tende a surgir “de maneira inesperada” para o transeunte habituado a checar por carros e motos ao atravessar uma via.

Essas são as vantagens mais imediatas de uma ciclovia nos grandes centros urbanos. Só que a sua presença também confere mais comodidade e conforto aos ciclistas. Eles mesmos podem ir e vir sem a preocupação do que vem dos lados ou de trás — ou mesmo à frente, em eventuais acidentes — quando circula por ruas e avenidas.

O quanto isso impacta os ciclistas?

A popularização das bicicletas fez com que muitos condutores de automóveis temessem. Afinal, mais ciclistas nas ruas demandam muito mais atenção e cuidados ao transitar.

Por isso, a ciclovia chega como uma medida preventiva de acidentes para os ciclistas, e sem impactar negativamente o tráfego cotidiano.

Outro ponto que merece atenção, no que diz respeito à segurança dos ciclistas, é a própria construção de uma ciclovia. É só pensar que, por meio disso, os projetos urbanos passam a considerar as alternativas de transporte.

Com a ciclovia, um carro a menos sai às ruas, diariamente. Algo que já reforça o que destacamos, anteriormente, a respeito da redução na emissão de gases poluentes.

Por fim, os ciclistas que praticam esse tipo de exercício corriqueiramente são beneficiados por agregarem, a cada passeio, mais eficiência aos seus trajetos.

A musculatura é enrijecida, o condicionamento físico é aprimorado e, com o tempo, a qualidade de vida também é valorizada. Ou seja: trata-se de uma mudança de hábito que confere vantagens múltiplas ao usuário, mas também à cidade onde ele vive.

Só que todas essas vantagens também demandam dedicação e boa dose de conhecimento, da parte dos ciclistas. Uma verdadeira prova disso você pode conferir em outro artigo nosso, onde destacamos o projeto que prevê a aplicação de multas para pedestres e ciclistas. Dê uma conferida e descubra o quanto a ciclovia pode ser um diferencial e tanto nessas situações!

checklist manutenção - A importância da ciclovia no dia a dia do ciclista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *