Código-de-Trânsito-para-Ciclistas-saiba-mais-quais-são-e-sua-importância

Código de Trânsito para Ciclistas: saiba mais quais são e sua importância

O código de trânsito para ciclistas tem como objetivo a educação, conscientização e a promoção da responsabilidade de quem abre mão do tráfego cotidiano e sai de bike por aí.

Acontece que essas questões válidas exclusivamente para os ciclistas estão contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) — um modelo específico para quem transita em duas rodas é prometido há tempos. Portanto, além das sinalizações iguais a todos (como o respeito ao semáforo), quem anda de bicicleta tem que considerar outras variáveis.

E é sobre essas, que contribuem com a promoção de um código de trânsito para ciclistas, que vamos dialogar neste artigo. Confira, e entenda conosco quais leis devem ser respeitadas para o desenvolvimento de uma rotina mais segura a bordo de sua bike!

Quais são as regras para os ciclistas?

Alguns pontos podem ser considerados para que, inicialmente, o ciclista torne o seu trajeto mais seguro — e com bom desempenho — sem mesmo sair de casa.

Código de Trânsito para Ciclistas

Para tanto, tudo tem início com o uso adequado dos equipamentos e acessórios, como:

  • capacete;
  • óculos ou viseira;
  • cotoveleiras;
  • joelheiras;
  • roupas leves para a prática de esportes;
  • luzes de sinalização na bicicleta.

Ainda dentro do CTB existem outros aspectos que ajudam a compor o código de trânsito para ciclistas. Aqui, entra a obrigatoriedade do espelho retrovisor (esquerdo, pelo menos), uma campainha e o uso de refletores.

No que diz respeito às boas práticas, em suas idas e vidas, há um código de trânsito para ciclistas que prega os seguintes conceitos:

  • atenção ao fazer uma conversão;
  • cuidado ao atravessar cruzamentos;
  • transitar exclusivamente em ciclofaixas e ciclovias, ou no acostamento.

Nesse último ponto, convém adiantar que aqueles que pedalam nas calçadas estão ferindo o código de trânsito para ciclistas. Afinal, a via deve ser de prioridade dos transeuntes.

E as regras para os motoristas?

Não pense que esse código de trânsito para ciclistas não compete uma série de atenções que, direta ou indiretamente, permitem um tráfego mais fluído para todos os meios de transporte.

Alguns exemplos disso:

  • todo veículo deve manter uma distância média de 1,5 metro — nas laterais — de qualquer ciclista;
  • atenção redobrada aos pontos cegos do espelho retrovisor.

Vale lembrar que, no Código de Trânsito Brasileiro, os veículos de porte maior têm mais responsabilidades com os meios de transporte menores. Assim, é de grande responsabilidade daqueles que dirigem carros e automóveis maiores a segurança dos ciclistas, por exemplo.

Quais pontos considerar no código de trânsito para ciclistas?

Agora que as premissas básicas foram esclarecidas, nós reunimos alguns pontos que merecem a sua atenção antes de sair pedalando, para lá e para cá, na sua cidade. São eles:

ciclovia bikes - Código de Trânsito para Ciclistas: saiba mais quais são e sua importância

  • na ausência de acostamentos, ciclofaixas ou ciclovias, o ciclista pode transitar nas ruas ou avenidas. Atenção, apenas, para ir sempre no mesmo sentido da via;
  • ciclistas podem ultrapassar a fila de carros diante de um semáforo vermelho, por exemplo. De acordo com o CTB, apenas veículos não motorizados podem fazer isso (as motos que fazem estão infringindo a lei, portanto);
  • para transitar na calçada, o ciclista deve desmontar da mesma e levá-la empurrando — a menos que o passeio a pedaladas nessa via seja previamente autorizado pelos órgãos ou entidades competentes.

Portanto, convém ter um cuidado redobrado para guiar a bicicleta. Lembrando que o código de trânsito para ciclistas é visto como um manual de boas práticas — já que os meios de penalização ainda não foram devidamente pensados para isso.

Seguir as leis do trânsito, então, tende a ser a melhor opção para realizar trajetos seguros e harmoniosos, sem conflitos com outros motoristas, ciclistas, transeuntes e condutores.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso artigo que se aprofunda nesse assunto de multas para ciclistas e pedestres!

Checklist - Manutenção de Bicicleta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *