Como-ajustar-sua-mountain-bike-de-forma-correta

Como ajustar sua mountain bike de forma correta

Ajustar a mountain bike é uma medida interessante para valorizar a performance de suas pedaladas, além de conferir mais segurança ao longo dos trajetos.

Mas, entre o interesse em qualificar ainda mais os seus passeios e o conhecimento prático para isso, há uma longa jornada pela frente. E é por isso que preparamos este post.

Nos tópicos seguintes, nós vamos explorar os principais cuidados que você deve tomar para garantir um elevado grau de personalização nos ajustes da sua mountain bike. Confira!

Tenha sempre um kit de ferramentas à mão

Indispensável nos passeios, o kit de ferramentas é um grande auxílio para você ajustar a mountain bike e otimizar o seu percurso de acordo com as necessidades e objetivos.

mountain bike

Alguns itens que não podem faltar no seu kit:

  • ferramenta multifuncional com encaixes para diferentes tipos de chaves;
  • espátulas para uso nos pneus;
  • bomba de ar;
  • acessórios específicos para remendos.

Com a sua segurança em ordem, hora de vermos como personalizar os ajustes na sua mountain bike!

Comece pelo selim da mountain bike

Conforto em primeiro lugar, ao pedalar. Ainda mais, em áreas irregulares como tendem a ser os trajetos dos aficionados por mountain bike.

Por isso, a altura do selim deve estar entre as suas principais atividades para otimizar os trajetos e pedalar com mais conveniência. Algumas dicas para isso:

  • uma chave allen ajuda a soltar o parafuso de ligação;
  • ajuste o selim de maneira que você não fique com os joelhos muito flexionados, ao pedalar, e tampouco com a perna demasiadamente esticada — um ângulo de 20 a 30° é indicado.

Finalizado o ajuste, aperte novamente o parafuso.

Entendendo o ajuste do freio

Por uma reação mais rápida, e mais controle de sua mountain bike, o ajuste dos freios se faz de grande relevância para os seus passeios.

E existem duas coisas a serem observadas aqui: o ângulo da alavanca (uma chave Allen ajuda a posicioná-la de maneira que você não tenha que flexionar tanto os pulsos para frear) e os trocadores. Não se trata de algo primordial, mas de personalização. Ele também facilita que você force muito o punho para frear.

Como resultado, você adquire mais facilidade para frear — mesmo aquelas buscas e inesperadas —, tendo mais controle de resposta da mountain bike.

Atenção também à suspensão

Por fim, vale a pena verificar a suspensão mais indicada para a sua bicicleta. Afinal de contas, a mountain bike deve ser pensada para suportar boa carga de obstáculos no caminho. Só que muito disso tem a ver também com os trajetos de sua preferência.

Por isso, verifique previamente as condições do percurso e procure informar-se a respeito dos ajustes indicados para cada tipo de situação. Entenda a importância disso: quanto mais alinhados estiverem os ajustes com o percurso, mais seguro será o passeio e a durabilidade das peças da sua mountain bike.

mountain bike

Vale destacar que os ajustes da mountain bike são apenas uma etapa de um trajeto feito eficientemente. Dessa maneira, gostaríamos de convidar você a ler também outro de nossos artigos que foca nos fatores externos à personalização e ajustes na bike.

Dê uma conferida em nossas dicas para você realizar a sua primeira trilha com o máximo de segurança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *