Dicas-de-como-lavar-sua-bicicleta-corretamente-sem-danificar-as-peças

Dicas de como lavar sua bicicleta corretamente sem danificar as peças

Quer saber como lavar sua bike, mas o medo de danificar algum componente é ainda maior do que a camada de sujeira acumulada sobre o seu meio de transporte?

Pois então, continue conosco esta leitura para identificar as melhores formas de limpá-la e, ainda, manter a sua performance intacta e realizar os seus percursos em segurança!

Para isso, reunimos alguns toques interessantes para que você aprenda como lavar sua bike usando o básico: água, sabão, panos (ou estopas) e uma escova, que é sempre bem-vinda para o trabalho. Confira!

Checklist - Manutenção de Bicicleta

Comece pelos produtos

Pode ser que você não queira dar um tratamento completo à sua bike. E não tem problema. Vale a pena anotar os itens abaixo, entretanto, para tê-los sempre à mão. Veja só:

  • balde;
  • estopas ou panos;
  • esponja;
  • pincel;
  • escova;
  • sabão neutro (ou detergente neutro);
  • água;
  • removedor de graxa (próprio para bike).

Agora, é hora de sujar — ou limpar — as mãos e descobrir como lavar sua bike!

A transmissão é um bom lugar para começar

Aqui, nós usamos um produto específico para lavar sua bike: o removedor de graxa. Removedores caseiros ou, ainda, querosene, também funcionam. Espalhe-o com o auxílio do pincel e, em seguida, aplique nas coroas, no cassete e não se esqueça das polias. Finalize com um banho de água e sabão neutro.

Siga para a parte mais molhada do processo

Vá molhando-a aos poucos. Com mangueira, se possível, ou mesmo com o auxílio de um balde nas partes em que você vai lavar primeiro.

Nas partes úmidas, use a esponja (em uma solução de sabão neutro diluído em água) para esfregar a bicicleta. Lembre-se de fazer isso gentilmente para não riscá-la.

Uma dica: caso tenha muita sujeira incrustada, molhe novamente até que o barro fique mais flexível e fácil de desprender da bike.

Atenção dedicada aos pneus

Os pneus exigem mais cuidado em sua limpeza, já que muita sujeira fica acumulada e retida nos sulcos. Para isso, a escova pode ser um diferencial e tanto.

Comece molhando os pneus — um de cada vez —, aproveitando-se que a água ajuda a limpar a sujeira acumulada. Assim, você percebe como lavar sua bike faz toda a diferença. Especialmente, ao recuperar o seu brilho e espantar a lama acumulada.

Siga para mais uma rodada de água

Enxágue novamente a bike e certifique-se de que não há nenhuma espuma sobre ela. Por fim, seque-a com a estopa ou o pano macio que você tiver em casa. Assim, evita-se que a água entre nos componentes e que a espuma não seque sobre a bike.

Dicas de como lavar sua bike com cuidado

Outra dica: se o dia estiver claro e ensolarado, deixe a bike secar naturalmente.

Termine de aprender como lavar sua bike com a lubrificação

Finalizados os processos anteriores, lubrifique tudo o que foi perdido com a limpeza, como:

  • corrente;
  • molas;
  • cabos;
  • condutores;
  • canote;
  • engates.

Ou seja: tudo de graxa que a água levou embora.  O pincel, novamente, é um bom auxiliar nesses momentos.

Tenha em mente, apenas, que o principal cuidado a ser tomado é com o excesso de líquidos — como a graxa — em outros componentes da bike. Além, é claro, de peculiaridades que o seu modelo de bicicleta possa ter. De resto, a limpeza é fácil, prática e prazerosa, até.

Mas, se você quiser ir além dos conhecimentos aqui adquiridos sobre como lavar sua bike, leia também o nosso check-list para fazer a manutenção de bicicleta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *