Dicas-de-como-regular-suspensão-de-bicicleta

Dicas de como regular suspensão de bicicleta

A suspensão de bicicleta tem um papel determinante na absorção de impactos gerados ao longo dos obstáculos no seu trajeto cotidiano. Ou, ainda, caso o seu perfil seja mais aventureiro e envolto em adrenalina com uma mountain bike.

Quando se tem esse elemento da bike devidamente personalizado, sua performance é melhor, os impactos são menos danosos ao seu meio de transporte e obtém-se mais controle em manejá-lo no dia a dia.

Por isso, neste post vamos apontar um panorama completo sobre a suspensão de bicicleta — tal qual já havíamos feito com a marcha da bicicleta, por exemplo. Confira, e entenda o quanto você pode aprimorar os seus trajetos por meio desse pequeno trabalho.

Checklist - Manutenção de Bicicleta

Quais são os tipos de suspensão de bicicleta?

Podemos simplificar e apontar que existem, em média, 3 tipos de suspensão de bicicleta. São eles:

  • mola (ou mola-elastômero);
  • mola-óleo (hidráulicas);
  • ar-óleo (pneumáticas).

Os dois primeiros modelos são mais simples — existem, inclusive, equipamentos que sequer contam com opções de personalização.

Até por isso, são idealmente suspensões que compõem as bicicletas mais convencionais e preferíveis para uso em trajetos leves e com poucos obstáculos — para fugir do trânsito diário e ir ao trabalho, por exemplo.

Quando falamos na suspensão de bicicleta do tipo pneumático, a conversa muda: a convencional mola é substituída por um sistema a ar.

Assim, a adaptação da suspensão é proporcional ao perfil e às características do ciclista, como o seu peso corporal e o terreno onde ele mais transita. Para isso, usa-se uma simples bomba de ar para regular de acordo com os seus objetivos e necessidades.

Como funciona a suspensão de bicicleta?

São três recursos principais que encontramos na suspensão de bicicleta popularmente ofertada no mercado:

Pré-carga

Permite observar a resistência da suspensão de bicicleta à compressão do equipamento. Ou seja: a rigidez, aqui, se traduz em mais facilidade para transitar em áreas planas, com poucos (ou nenhum) obstáculo.

Compressão

Contribui com o ajuste da velocidade da suspensão ao ser impactada por um buraco ou outro obstáculo qualquer.

Por meio do uso de óleo esse modelo é regulado e, assim, quanto maior a resistência da passagem de óleo, mais difícil será a compressão da suspensão em impactos.

Retorno

Por fim, esse tipo de regulagem da suspensão de bicicleta permite que o ciclista regule a velocidade com a qual a compressão vai se estender após o impacto. Ou seja: sua resposta.

Quando a resposta da suspensão é rápida, o ciclista pode sentir-se ejetado da bicicleta, uma vez que o impacto grande vai devolvê-la ao estado natural com mais facilidade.

Para os adeptos do MTB, por exemplo, essa resposta deve ser menos imediata, dando à bicicleta o tempo necessário para que o percurso seja retomado e o impacto, devidamente absorvido.

Qual é o segredo para regular a suspensão de bicicleta?

Assim como o amortecedor de bike, a sua suspensão tem que ser continuamente testada. Ou seja: com base nos seus trajetos, preferências e necessidades, vá experimentando novos ajustes e configurações.

suspensão de bicicleta

Com isso, você vai entender melhor a resposta da bicicleta, nos seus percursos, e compreender quais são os ajustes necessários para cada tipo de passeio realizado.

O resultado disso — de imediato — é um controle maior sobre as suas pedaladas, sem tanta interferência negativa do ambiente ao redor.

Mas, para obter um efeito ainda mais positivo nos seus trajetos, não deixe de conferir também o nosso artigo especial sobre os diferentes tipos de pneus de bicicleta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *