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Como se preparar para andar de bike

Quem toma gosto por andar de bike logo percebe que as distâncias vencidas se tornam prazerosos objetivos. Não tarda muito, para que os entusiastas logo se questionem até onde conseguem pedalar — e, passam a planejar um modo de vencer cada vez mais quilômetros.

Se o parágrafo acima gerou uma identificação imediata com os seus planos, — sejam eles em curto, médio ou longo prazo —, este post foi feito especialmente para você. Neste artigo, nós vamos destacar a preparação necessária que muitos ciclistas aventureiros se inspiram para pedalar longas distâncias. Afinal de contas, o trabalho exige do físico e psicológico do atleta.

Seguindo as dicas a seguir, você vai melhorar continuamente o seu desempenho e, assim, alimentar essa insaciável vontade de superar as próprias metas. Confira!

Por que fazer a preparação para andar de bike?

Andar de bike por muito tempo — e, longas distâncias — é uma atividade completamente diferente daquela da qual você deve ter o costume. Nelas, o corpo descansa rapidamente e se recupera em pouco tempo. Quando a pedalada se estende por um intervalo de tempo maior, o corpo tem que estar acostumado e mais resistente a isso.

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Por isso, antes de pedalar é fundamental fazer essa preparação para acostumar o corpo às exigências e, aos rigores desse tipo de atividade. O período de preparação varia, mas é bom ter apo menos um mês de prática para começar a desafiar-se em longas distâncias.

Como fazer a preparação?

Para pedalar em segurança uma combinação de treinos, alimentação, hidratação e conforto é fundamental. Abaixo, vamos explorar cada uma dessas situações para você andar de bike com muito mais comodidade e diversão:

O treino

Você tem o habito de praticar exercícios além de andar de bike? Se não, é bom começar. O alongamento é importante para evitar contusões simples, mas um treino específico deve ser aplicado para conferir mais resistência à musculatura.

Para isso, peça a um profissional de educação física que monte um circuito apropriado para esse tipo de objetivo, — o acompanhamento profissional é importante para obter os resultados desejados com qualidade e segurança.

A alimentação

Independentemente dos nossos objetivos, ao praticar exercícios, a alimentação desempenha um papel fundamental na conquista dos objetivos. Para andar de bike não é diferente.

É por meio de uma alimentação específica e direcionada aos seus objetivos, que você obtém a energia necessária para os músculos e, também repor as energias. Em geral, o consumo de carboidratos a cada 2 ou 3 horas antes do treino — e, também dos passeios de bike — permitem uma boa performance. Durante o passeio ou treino, alimentos ricos em proteínas fazem toda a diferença, como as frutas.

A hidratação

Pedalar estimula a produção de suor, — algo que nos faz perder muito líquido e nutrientes. Leve sempre com você, então, água ou bebidas hidroeletrolíticas para essa reposição ao longo do próprio passeio para não perder o pique e a resistência.

As roupas para andar de bike

Agora, passamos a analisar o melhor tipo de roupa para pedalar longas distâncias. Procure por modelos apropriados para a prática do ciclismo, que contam com tecidos especiais que mantêm a temperatura do corpo o mais adequada possível e, que permitem a troca de umidade com mais facilidade.

Não pense que para por aí. As roupas de baixo também influenciam em sua performance para pedalar por muitos quilômetros, sabia? Procure por modelos confortáveis, e que não tenham costuras na região da virilha. A fricção após longas horas de pedaladas, pode causar ferimentos no corpo, como vermelhidão intensa e até mesmo deixar em carne viva.

Acessórios

Nesse aspecto, convém avaliar algumas alternativas que vão promover mais conforto e segurança, além de tornar os seus passeios mais seguros — para você e, para a sua bike —, como:

Mochila para carregar os itens abaixo — atenção, apenas, para o peso dela. Ao pedalar por muitas horas, qualquer peso extra parece pesar uma tonelada. Tenha isso em mente.

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  • levar uma muda de roupa extra, caso a primeira fique encharcada — de suor ou, por conta de pancadas de chuva;
  • kit básico de reparos da bicicleta;
  • óculos;
  • equipamentos de segurança (esses vão no corpo, e não na mochila);
  • sinalização para a bike;
  • protetor solar.

Acha importante levar mais alguma coisa nesse tipo de passeio — que difere bastante dos trechos envoltos em adrenalina de mountain bike, por exemplo? Complemente as dicas no campo de comentários!

O corpo descansado

Por fim, vale ter em mente que, antes de treinar ou realizar alguma atividade exaustiva, o corpo tem que estar devidamente descansado. Como percorrer muitos quilômetros, por muitas horas, com o corpo já esgotado?

Por isso, procure dormir, no mínimo, 6 horas antes do passeio. Durma bem e recupere as energias para gastá-las, proveitosamente, ao andar de bike no dia seguinte.

Acreditamos que com toda essa preparação, você vai conseguir atingir rapidamente os seus objetivos. E, lembre-se: ao planejar vencer novas distâncias, intensifique as dicas que trouxemos aqui para acostumar o corpo aos poucos.

E, se você estiver em busca de algumas dicas complementares que podem servir para curtas ou longas distâncias, confira neste artigo o que não pode faltar para você!

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