Conhecendo-as-peças-que-compõem-uma-bicicleta

Conhecendo as peças que compõem uma bicicleta

As peças da bicicleta podem parecer meros detalhes para um ciclista amador. Mas, com o tempo, é nítido o quanto esse conhecimento contribui com uma performance melhor, em suas pedaladas, e até mesmo na manutenção e na pesquisa por novos equipamentos e acessórios.

E, caso você ainda não saiba identificá-las, não há motivo para pânico. Neste post vamos explorar brevemente uma bicicleta de ponta a ponta, destacando para você quais peças da bicicleta — e suas respectivas funcionalidades — devem estar na ponta da sua língua. Acompanhe!

O quadro da bicicleta

É simplesmente, a estrutura da sua bicicleta. Além de distribuir componentes para todos os lados, é também quem dita boa parte do peso da própria bike. Ou seja: convém analisar com cuidado o tipo de quadro que você vai adquirir.

março 2018 quadro bike - Conhecendo as peças que compõem uma bicicleta

Na parte superior do quadro se destaca o selim e, na parte inferior, outras peças da bicicleta, como:

  • Câmbio dianteiro;
  • Movimento central;
  • Pedivela.

Na parte da frente fica o garfo (seja ele rígido ou de suspensão), enquanto a traseira da bicicleta recebe a roda, o câmbio e conecta-se também com o freio traseiro.

Vale se inteirar, por fim, a respeito dos materiais usados na confecção do quadro de sua bicicleta. Os principais são o aço carbono, o alumínio, a fibra de carbono e o cromo molibdênio, entre outros.

Guidão

É uma peça da bicicleta que tem como principal função orientar os rumos tomados pela bike. No guidão são fixadas as manoplas, as manetes do freio e também as alavancas de câmbio.

março 2018 guidão mormaii - Conhecendo as peças que compõem uma bicicleta

Manoplas

Mencionadas acima, as manoplas são as responsáveis por trazer conforto e segurança no manuseio do guidão.

março 2018 manopla bike - Conhecendo as peças que compõem uma bicicleta

 

Alavanca de câmbio

Você também pode conhecer a alavanca de câmbio como trocador ou passador. Independentemente do nome, a função é a mesma: acionar o câmbio — dianteiro e traseiro — da sua bicicleta.

março 2018 alavanca de câmbio - Conhecendo as peças que compõem uma bicicleta

Mesa

É na mesa que fixamos o guidão no quadro da bicicleta. Para isso, prendemos o componente à espiga do garfo por meio da caixa de direção. Isso tudo é o que confere estabilidade e resistência às peças da bicicleta enquanto você dita o caminho com os pés e as mãos.

março 2018 Mesa bike - Conhecendo as peças que compõem uma bicicleta

Garfo

Falamos brevemente acima, mas o garfo merece destaque porque ele é disponibilizado de duas maneiras:

  • Rígido (sem amortecimento);
  • Com suspensão/amortecedor.

março 2018 garfo - Conhecendo as peças que compõem uma bicicleta

O garfo ajuda a conectar outras peças da bicicleta, como o sistema de direção, e os modelos com suspensão são bastante indicados para trajetos mais desafiadores — como para os ciclistas interessados em fazer manobras de mountain bike.

Manete de freio

O manete de freio, por sua vez, é idealizado para agregar muita segurança aos ciclistas também. Afinal de contas, essas peças da bicicleta são essenciais para acionar os freios dianteiro e traseiro da bicicleta.

março 2018 freio bike - Conhecendo as peças que compõem uma bicicleta

Roda, pneus, cubo, raios e aro

Esse conjunto é fundamental para o bom funcionamento da bicicleta. A roda, porque é o conjunto que compreende os pneus, raios e o aro. Vale, então, analisá-los individualmente:

componete bike - Conhecendo as peças que compõem uma bicicleta

  • Aro: é a peça central entre a câmara de ar e os pneus;
  • Cubo: peça localizada no centro da roda e cujo eixo com rolamentos — ou esferas — conectam os raios;
  • Raios: são as barras que unem o cubo e o aro, que forma a roda, em sua totalidade;
  • Pneus: são as partes emborrachadas da bicicleta. Os pneus, em contato com o solo, geram aderência e possibilitam todas as manobras a bordo de sua bike.

Freios

Você pode escolhê-los entre os modelos a disco ou V-brake, e a função deles é a mesma: proporcionar boa capacidade de frenagem para a bicicleta. Avalie sempre o tipo de freio e o que ele pode fazer pelas suas necessidades e objetivos. Segurança em primeiro lugar!

março 2018 freio - Conhecendo as peças que compõem uma bicicleta

Câmbios

Ambos — o dianteiro e o traseiro — são usados para criar as mudanças de marchas da bicicleta. A diferença está no fato de que a dianteira libera a passagem da corrente entre as coroas da pedivela. O câmbio traseiro, por sua vez, pelos anéis dentados.

março 2018 cambio bike mormaii - Conhecendo as peças que compõem uma bicicleta

Corrente

São os elos metálicos que conectam a coroa da pedivela. Isso ajuda a gerar a tração da bicicleta, colocando-a em movimento.

março 2018 corrente bike - Conhecendo as peças que compõem uma bicicleta

Pedivela e pedal

São as peças da bicicleta que se conectam ao eixo do movimento central, servindo como alavanca para a movimentação dos pés no pedal — que são as peças da bicicleta onde apoiamos os pés e fazemos o movimento de pedalada.

março 2018 Pedivela pedal - Conhecendo as peças que compõem uma bicicleta

E aí, agora que você já sabe tudo a respeito das peças da bicicleta, não deixe de conferir também a importância da manutenção de sua bike e como fazê-la!

 

cupom de primeira compra 1 - Conhecendo as peças que compõem uma bicicleta

2 Replies to “Conhecendo as peças que compõem uma bicicleta”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *