7cuidados-com-seus-pneus

7 cuidados com pneus de bike que você deve ter

Mesmo que o seu trajeto diário seja asfaltado, plano e em uma superfície lisa e livre de obstáculos, cuidados devem ser tomados. Especialmente, no que diz respeito aos pneus de bike. Afinal de contas, são elas que sustentam todos os seus passeios.

Dessa maneira, reunimos 7 cuidados com pneu de bicicleta que devem fazer parte de sua rotina. Assim, além de se locomover com melhor performance, você conserva a bicicleta, como um todo, por muito mais tempo.

Confira, e veja conosco como manter os cuidados com seus pneus em dia!

1. Atenção aos cantinhos urbanos

Podem ser sarjetas, esquinas ou mesmo fachadas: todo cantinho — por discreto que seja — é um risco em potencial aos pneus de bike. Isso porque, além de desequilibrar o ciclista, eles facilitam incidentes que podem furar ou mesmo rasgar os pneus. Sem falar que são áreas que acumulam bastante sujeira, o que torna o percurso mais escorregadio. Por isso, atenção!

2. Cuidado ao passar por trechos cheios de água

Na cidade, eles são inevitáveis. Especialmente, em dias de chuva. No entanto, ao tomar cuidados com seus pneus evite os locais molhados porque a água é um lubrificante natural. Consequentemente, objetos pontiagudos podem penetrar na borracha mais facilmente.

Além disso, as poças são imprevisíveis, pois podem esconder buracos — alguns, até profundos demais. Dessa maneira, o risco de acidentes aumenta exponencialmente, sendo recomendável passar através de poças em seus trajetos cotidianos.

3. Cuidados com pneus de bike diferentes

Como você já deve ter percebido, existem tipos de pneus para todos os objetivos. Entre elas, a resistência deles. Vale apontar que, quanto maior a resistência do material, mais pesado e duro será o pneu, o que interfere na velocidade da bicicleta. Pode valer a pena, entretanto, se você não preza por mais performance e, sim, por mais segurança.

4. Escolha uma câmara de ar adequada para você

Além dos tipos de pneus, você também pode se deparar com opções distintas de câmara de ar. As produzidas em látex são resistentes, mas exigem cuidados com seus pneus diários. Isso porque eles perdem a pressão com mais rapidez.

Outros modelos são confeccionados em butil, com espessuras e materiais variados. Vale a pena fazer uma pesquisa levando em consideração os seus objetivos ao pedalar.

5. Cuidados com pneus consistem em análises constantes

Chegou em casa ou no trabalho? Então, dedique um minutinho em avaliar ambos os pneus, em busca de algum objeto que possa ter se prendido a eles. Isso evita acidentes inconvenientes, mas cuja solução não demanda quase nada do seu tempo diário.

cuidados pneus de bikes - 7 cuidados com pneus de bike que você deve ter
cuidados-pneus-de-bikes

6. Crie o hábito de calibrar os pneus

Pneus vazios prejudicam a sua performance e desgastam as peças com mais facilidade. Por isso, mantenha-os calibrados de acordo com a pressão indicada pelo fabricante dos pneus.

7. Carregue materiais de reparos

Fundamentais para quem transita diariamente de bicicleta, os materiais de prevenção e de reparos — como as fitas antifuros e os selantes — podem ajudar a minimizar os problemas.

Até por isso, uma boa orientação a respeito da manutenção de bicicletas é importante para você compreender todos os sinais que sua bicicleta está tentando te dizer.

E então, o que achou de nossas dicas e cuidados com pneus que você deve ter? Caso tenha outras dicas que possam complementar este artigo, compartilhe-as conosco no campo de comentários deste post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *