Cuidados para se ter quando resolver pedalar em trilha - Cuidados para se ter quando resolver pedalar em trilha

Cuidados para se ter quando resolver pedalar em trilha

Existem muitas razões que motivam os ciclistas a substituírem os passeios urbanos pelos trajetos cercados pela natureza, o famoso pedalar em trilha, fazendo-os optar pela mountain bike para acompanhá-los.

Entre os principais fatores para isso, podemos apontar a melhoria na qualidade do ar, a redução em acidentes comuns no tráfego urbano, a procura por adrenalina e novos desafios.

Só que essa decisão envolve, acima de tudo, na busca por uma boa bicicleta para pedalar em trilhas, já que alguns cuidados especiais devem ser observados nos circuitos em meio à natureza.

E, neste artigo, vamos observar quais cuidados são esses e, ainda, apresentar uma lista do que não pode faltar nos passeios com a sua mountain bike. Acompanhe!

A escolha da mountain bike

É de se imaginar que uma bicicleta para pedalar em trilha deva ser resistente, já que os percursos costumam exigir mais do ciclista e, consequentemente, dos acessórios e componentes que compõem a mountain bike.

Por isso, é importante não se deixar levar apenas pela estética do modelo e, tampouco, pelo preço do produto. Afinal, existe a proporção entre o quanto você deseja pagar e a resistência e durabilidade de sua mountain bike.

Sua performance em trilhas, portanto, está condicionada aos equipamentos selecionados para a bicicleta, e isso se reflete desde a escolha do seu quadro — preferencialmente, com acabamento reforçado — à importância das suspensões e marchas da mountain bike.

Vale, ainda, buscar o auxílio de marcas e profissionais especializados nesse segmento, pois suas indicações são valiosas para ajudar na montagem da melhor mountain bike para as suas necessidades.

A atenção aos equipamentos individuais de proteção

Se, na cidade, já é altamente recomendado o uso de equipamentos de proteção, ao usar a bicicleta para pedalar em trilha é fundamental que você os tenha em constante uso.

Principalmente, que os mantenha devidamente ajustados para que, além de seguros, os equipamentos sejam confortáveis em seus passeios também. Os equipamentos básicos são:

> Capacete;

> Luvas;

> Óculos de proteção.

Assim, a gravidade de qualquer incidente pode ser minimizada quando você conta com os equipamentos certos para pedalar através de trilhas cheias de desafios para o ciclista.

Foque no seu preparo físico

Um dos principais aspectos a serem considerados, ao procurar pela melhor bicicleta para pedalar em trilha, é o geográfico.

Quer dizer: trilhas são conhecidas pelo seu grau elevado de dificuldade, com subidas e descidas, buracos, terrenos irregulares e percursos sinuosos. Mas, além da bicicleta, o sucesso do passeio depende muito do preparo físico do ciclista.

Tenha em mente, então, que o percurso cercado pela natureza é mais desafiador, sim, e exige um bom preparo. Trabalhe em trilhas mais leves, inicialmente, e vá desenvolvendo suas habilidades e resistência gradativamente.

Vá sempre em boa companhia

O risco de se machucar pode ser grande em uma trilha. Por isso, é interessante montar um grupo com as mesmas aspirações e ambições para tornar o passeio mais divertido e seguro.

Sem falar que, em grupo, os ciclistas se motivam e estimulam a continuar mesmo quando o cansaço parece tornar os pedais mais pesados.

Mantenha cuidados anteriores e posteriores às trilhas

A mountain bike deve ser bem cuidada e, para que você não encontre nenhum tipo de imprevisto relacionado a ela em seus passeios, certifique-se de:

> Checar se as rodas estão fixadas;

> As marchas estão funcionando;

> Os pneus estão calibrados;

> Há óleo na corrente (devendo aplicá-lo regularmente);

> A revisão está em dia.

Após o passeio, a limpeza é uma etapa fundamental para conferir mais vida útil aos componentes. Entretanto, evite os potentes jatos d’água, pois eles podem danificar algum componente mais sensível de sua bicicleta.

O que levar além da bicicleta para pedalar em trilhas

Agora, vamos conferir alguns itens que devem sempre estar presentes em sua mochila ou divididos entre as mochilas dos integrantes do seu grupo, como:

> Água para manter o corpo hidratado durante todo o trajeto;

> Alimentos leves e energéticos, como barrinha de cereal, frutas e biscoitos;

> Itens de reparo da sua bicicleta para pedalar em trilhas, como câmara e bomba de ar, remendos diversos e chaves específicas para a regulagem da mountain bike;

> Óleo lubrificante para a corrente;

> Saca-corrente, para consertar eventuais danos a ela;

> Celular, documentos e dinheiro (de preferência, embalados em plástico impermeável).

Com isso, você com certeza já terá todos os itens capazes de conferir mais divertimento ao usar sua bicicleta para pedalar em trilhas. E, para dar uma primeira conferida nos melhores modelos para as suas necessidades e objetivos, conheça a nossa linha de mountain bike!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *