Dia-das-Crianças

Dia das Crianças: Saiba como tirar seus filhos da frente do Minecraft

Você sabia que, só na região metropolitana de São Paulo, uma em cada duas crianças estão acima do peso? O resultado preocupante veio de uma pesquisa realizada pelo Ibope e encomendada pela Nestlé. O que nos leva a um dos objetivos deste post: incentivar o uso da bicicleta.

A prática de pedalar em uma bicicleta acumula diversos benefícios para o corpo e a mente. E isso é determinante para trazer qualidade de vida desde cedo. Por isso, neste Dia das Crianças, que tal trocar os eletrônicos por um brinquedo divertido e altamente funcional?

Para ajudar em sua decisão, vamos avaliar, ao longo deste artigo, a importância em incentivar o uso da bicicleta. Sem falar em algumas dicas para que a criançada dê as primeiras pedaladas. Confira!

Os benefícios em andar de bicicleta

O Dia das Crianças é a ocasião ideal para incentivar o uso da bicicleta. Afinal, é um feriado que se popularizou em homenagem aos pequenos, ajudando a reunir a família nesse dia.

Dessa maneira, pais e filhos podem aproveitar para treinar e conferir, na prática, alguns dos grandes benefícios em andar de bicicleta, como:

  • Queima de calorias;
  • Fortalecimento muscular;
  • Mais flexibilidade e resistência do corpo;
  • Estímulo dos reflexos;
  • Aumento da noção espacial e lateralidade.

E não vamos nos esquecer o do principal aspecto para a criançada: a diversão. É um exercício, portanto, envolto em entretenimento para pessoas de todas as idades!

Dicas para as primeiras pedaladas e incentivar o uso da bicicleta

Caso a meninada ainda não esteja familiarizada com a bicicleta, neste Dia das Crianças, não tem problema. Este pode ser o marco inicial dessa prazerosa parceria.

Para tanto, comece pelo básico:

  • Deixe o selim um pouco mais baixo. Isso ajuda a deixá-las mais seguras em colocar os pés no chão, caso se desequilibrem;
  • Explique, primeiramente, toda a teoria e peça que a criança repita os movimentos (como apontar onde ficam os freios);
  • Leve-a a um local tranquilo, seguro e com pouco tráfego (de pessoas ou carros) ao redor;
  • Comece com as rodinhas de apoio até que ela se sinta segura em praticar sem as mesmas (uma dica: remova uma rodinha por vez);
  • Ao começarem o treino prático, fique sempre ao lado, confortando-a e incentivando para que continue — além de ajudar, ocasionalmente, com o equilíbrio.

Bike-infantil-mormaii

Lembre-se que é fundamental, para todos, que os passeios de bicicleta venham acompanhados dos devidos equipamentos de segurança. Dessa maneira, os primeiros tombos serão um aprendizado, mas nem um pouco doloridos.

E fique sempre por perto ao longo das primeiras tentativas. Segure na parte de baixo do selim para que a criança se sinta no controle. Vale mencionar, também, que você deve respeitar o tempo dela, não forçando-a a fazer algo que ainda se sinta insegura. Um tombo inesperado pode dificultar o aprendizado.

E então, o que achou de nossas dicas para incentivar o uso de bicicleta neste Dia das Crianças? Agora, para dar um passo a mais nessa direção, que tal conferir também algumas dicas que selecionamos para você não errar na escolha da primeira bicicleta infantil dos seus filhos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *