Dia-das-crianças

Dia das Crianças: Saiba como tirar seus filhos da frente do Minecraft

Você sabia que, só na região metropolitana de São Paulo, uma em cada duas crianças estão acima do peso? O resultado preocupante veio de uma pesquisa realizada pelo Ibope e encomendada pela Nestlé. O que nos leva a um dos objetivos deste post: incentivar o uso da bicicleta.  A prática de pedalar em uma bicicleta acumula diversos benefícios para o corpo e a mente. E isso é determinante para trazer qualidade de vida desde cedo. Por isso, neste Dia das Crianças, que tal trocar os eletrônicos por um brinquedo divertido e altamente funcional?

Para ajudar em sua decisão, vamos avaliar, ao longo deste artigo, a importância em incentivar o uso da bicicleta. Sem falar em algumas dicas para que a criançada dê as primeiras pedaladas. Confira!

Os benefícios em andar de bicicleta

O Dia das Crianças é a ocasião ideal para incentivar o uso da bicicleta. Afinal, é um feriado que se popularizou em homenagem aos pequenos, ajudando a reunir a família nesse dia.

Dia das crianças - Dia das Crianças: Saiba como tirar seus filhos da frente do Minecraft

Dessa maneira, pais e filhos podem aproveitar para treinar e conferir, na prática, alguns dos grandes benefícios em andar de bicicleta, como:

  • queima de calorias;
  • fortalecimento muscular;
  • mais flexibilidade e resistência do corpo;
  • a bicicleta infantil é um incentivo para o combate à obesidade, auxiliando na manutenção do peso corporal;
  • no Dia das Crianças — e no resto do ano — pedalar é uma ótima maneira para prevenir a chegada inesperada de casos de diabetes;
  • a mente é aliviada de estresses, bem como o corpo fica mais saudável e resistente contra doenças — o sistema imunológico é fortalecido;
  • ocorre uma melhora significativa na coordenação motora da criança;
  • as pedaladas são excelentes para incentivar a socialização dos seus filhos;
  • estímulo dos reflexos;
  • aumento da noção espacial e lateralidade.

E não vamos nos esquecer o do principal aspecto para a criançada: a diversão. É um exercício, portanto, envolto em entretenimento para pessoas de todas as idades!

Como incentivar o uso da bicicleta infantil

Não apenas no Dia das Crianças, mas para o ano inteiro! As dicas a seguir podem ser aplicadas para que, lenta e gradualmente, a criançada pegue gosto pelas pedaladas e queiram passear mesmo em dias frios. Confira:

Façam passeios menores a princípio

Não comece com atividades exaustivas e que cansem os seus filhos desnecessariamente. Como a bicicleta infantil também não é preparada para passeios extensos, dificultados e cheios de obstáculos, vá com calma.

Pegue trajetos curtos e planos, de início, e vá aumentando a dificuldade à medida que a criança também sentir-se mais segura e resistente à atividade.

No Dia das Crianças, inclusive, já empreenda um primeiro passeio. Leve em consideração o clima, o local adequado para todos se divertirem e leve a bicicleta infantil para que a criançada arrisque suas primeiras pedaladas.

Explique a importância da bicicleta infantil

Pedalar desde cedo ajuda compor muitos dos benefícios citados acima — entre outros — e, por isso, convém estimular as pedaladas o quanto antes.

Para isso, existem modelos de bicicleta infantil que se adaptam melhor a cada fase das crianças. Sem falar que é uma atividade divertida e prazerosa. Quando essas qualidades são absorvidas pela criança, fica mais fácil estimulá-las a pedalarem cada vez mais.

Realize passeios em família

Não deixe para reunir a família só no Dia das Crianças e passe a colocar na agenda de vocês um passeio — pode ser semanal ou quinzenal, por exemplo.

Assim, o hábito passa a fazer parte da rotina de todos vocês, que vão sentir o impulso de pedalar mais vezes. Algo que ajuda a unir os familiares e a compartilharem mais momentos juntos e de lazer.

Encontre grupos de pedal

Os grupos de pedal são coletivos de pessoas com interesses em comum. Será que não tem algum, em locais públicos, que permitam o uso da bicicleta infantil para integrar o seu filho nesse tipo de atividade?

Pedalar em grupo é uma atividade mais segura, cômoda e que agrega valores sociais, como a empatia e a já citada socialização.

Dicas para as primeiras pedaladas

Caso a meninada ainda não esteja familiarizada com a bicicleta, neste Dia das Crianças, não tem problema. Este pode ser o marco inicial dessa prazerosa parceria.

dia das crianças bike infantil - Dia das Crianças: Saiba como tirar seus filhos da frente do Minecraft

Para tanto, comece pelo básico:

  • Deixe o selim um pouco mais baixo. Isso ajuda a deixá-las mais seguras em colocar os pés no chão, caso se desequilibrem;
  • Explique, primeiramente, toda a teoria e peça que a criança repita os movimentos (como apontar onde ficam os freios);
  • Leve-a a um local tranquilo, seguro e com pouco tráfego (de pessoas ou carros) ao redor;
  • Comece com as rodinhas de apoio até que ela se sinta segura em praticar sem as mesmas (uma dica: remova uma rodinha por vez);
  • Ao começarem o treino prático, fique sempre ao lado, confortando-a e incentivando para que continue — além de ajudar, ocasionalmente, com o equilíbrio.

Lembre-se que é fundamental, para todos, que os passeios de bicicleta venham acompanhados dos devidos equipamentos de segurança. Dessa maneira, os primeiros tombos serão um aprendizado, mas nem um pouco doloridos.

E fique sempre por perto ao longo das primeiras tentativas. Segure na parte de baixo do selim para que a criança se sinta no controle. Vale mencionar, também, que você deve respeitar o tempo dela, não forçando-a a fazer algo que ainda se sinta insegura. Um tombo inesperado pode dificultar o aprendizado.

Quando trocar a bicicleta infantil

Por fim, que tal falarmos do momento exato para substituir a bicicleta infantil por uma nova? Aproveite o Dia das Crianças para uma tomada de decisão certeira!

Para isso, tenha em  mente que o momento certo para substituir a bicicleta surge quando se percebe que as crianças estão grandes demais para o modelo que elas pedalam.

Por exemplo: o tronco fica mais curvado, os braços não esticam para tocar o guidão e as pernas ficam muito flexionadas. Lembre-se que o conforto é parte fundamental de um passeio divertido e saudável.

Vá aumentando o tamanho da bike, então, de acordo com a própria resposta dos seus filhos à bicicleta infantil!

E então, o que achou de nossas dicas para incentivar o uso de bicicleta neste Dia das Crianças? Agora, para dar um passo a mais nessa direção, que tal conferir também as opções de bike infantil para a criança

Como escolher a bicicleta infantil ideal para a criança, confia nosso infográfico! | Bicicletas Mormaii

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *