Manutenção de bicicleta

Dicas de manutenção da bicicleta e cuidados básicos

Nós já ensinamos, em outro post, os cuidados com a bike que devem ser tomados para a maresia não danificá-la precocemente. Mas, agora, vamos analisar o cenário com outra proposta. Para isso, pergunte-se: você se preocupa com a manutenção da bicicleta?

A questão tem fundamento: afinal, quanto mais você desgastá-la no dia a dia, e menos tomar cuidado com a manutenção de bicicletas, menor será a sua segurança em seus trajetos pois corre sério risco de ter um desgaste maior de peças.

Sem falar nos custos desnecessários em reparos que poderiam ser evitados seguindo algumas dicas de cuidados com sua bike. E é isso que veremos ao longo deste post. Confira!

Aprenda a fazer a limpeza de sua bicicleta

Seja em um passeio urbano ou através de trilhas enlameadas, assim que chegar em casa não deixe a bicicleta se secar ao relento. Antes de tomar um banho, aproveite para remover o excesso de sujeira nos cantos e fendas da bike.

Do contrário, a sujeira acumulada pode se prender à corrente, coroa ou ao pinhão do equipamento, facilitando o desgaste desequilibrado e precoce das peças. Procedimento danoso que também ocorre se você deixa a bicicleta molhada — ou a deixa ao relento.

Isso porque, a água acumulada nesses cantinhos vai agilizar o processo de ferrugem dos acessórios, o que pode atrapalhar a performance de suas pedaladas com o tempo e exigir um processo de manutenção de bicicletas com muito mais frequência do que o necessário.

Avalie todo tipo de barulho considerado diferente na bicicleta

Quem realiza passeios diários com a bicicleta aprende a “sentir” o que se passa com ela, como a presença de barulhos que não existiam, até então. Vale a pena atentar-se a esses ruídos e identificar de onde vêm, pois cada peça da bicicleta possui cuidados diferenciados. Então, busque auxílio profissional — caso saiba realizar a manutenção de bicicletas — para consertar o quanto antes.

Pode não ser nada grave, mas na ocorrência de seguir pedalando com algum desgaste presente, você pode ter um custo maior com o conserto da bicicleta posteriormente. , então

Atenção às pinças e pastilhas

Nossas mãos são naturalmente oleosas e, ao mexer nas pinças e pastilhas, a oleosidade que mantém nossa pele seca pode prejudicar as suas pastilhas de freio. À medida que isso ocorre, a eficácia de frenagem é reduzida gradativamente, o que pode ser extremamente perigoso. Por isso, evite o contato das suas mãos diretamente com as pinças e pastilhas

Outras dicas de cuidados com sua bike

Acima, cobrimos o básico dos cuidados que se deve ter com a bicicleta. Agora, abaixo, nós vamos apontar uma série de orientações que vão ajudar a prolongar a vida útil de todo o equipamento. Assim, você desfruta tranquilamente de todos os motivos que levaram você a andar de bicicleta. São elas:

  • Guarde a bicicleta verticalmente: algo que nem muitos sabem, mas um suporte vertical ajuda a evitar que estresse o guidão, causando desalinhamento no mesmo;
  • Utilize lubrificantes: com a bicicleta seca, aplique periodicamente um pouco de óleo nas partes que fazem uso do produto, como a catraca de marchas, os pedais e rolamentos e também a corrente;
  • Retoque a pintura: parece capricho, mas a pintura renovada confere mais resistência da bicicleta contra o processo de oxidação (a popular ferrugem);
  • Faça uma revisão regularmente para garantir que a bicicleta sempre esteja nas melhores condições de uso.

Por falar nisso, que tal complementar o que vimos aqui aprendendo, agora, as nossas 12 dicas para a manutenção de bicicletas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *