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Dicas de saúde: desidratação pode afetar o desempenho do ciclista

Independentemente dos seus objetivos ao realizar o seu percurso de bike cotidiano, é fundamental conhecer algumas dicas de saúde para aprimorar a performance e garantir a manutenção de sua qualidade de vida.

E, neste artigo, vamos falar sobre um assunto de profunda importância para atletas sazonais e profissionais: os riscos da desidratação corporal e os benefícios em manter o corpo hidratado.

Confira, e entenda melhor o funcionamento do seu organismo, e como você pode trabalhar para aumentar qualitativamente a sua performance ao pedalar!

O que é e como acontece a desidratação?

A desidratação é um processo natural do nosso organismo, influenciado pelo seguinte mecanismo:

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  • durante a prática de exercícios físicos, o corpo produz suor para equilibrar a temperatura do corpo — que aumenta quando estamos em movimento. Inclusive, em dias frios;
  • para isso, o organismo absorve para água presente em nosso sangue, o que desequilibra o nosso volume plasmático;
  • o problema ocorre quando a água perdida — e convertida em suor — é grande o suficiente para outras atividades funcionais do organismo, como a função cardiovascular;
  • como resultado, o organismo vai compensar isso sugando a água de outros locais, como as células musculares.

A consequência mais imediata que se percebe, dessa situação, é a ocorrência de câimbras. Além disso, a fadiga é outro sintoma comum da desidratação — daí a sua grande relevância entre as nossas dicas de saúde.

Outros efeitos da desidratação

Além dos problemas citados, acima, as dicas de saúde alertam para o cuidado com a hidratação porque esse problema pode evoluir para outras situações, como:

  • efeitos cognitivos são afetados;
  • a qualidade do tempo de reação é reduzida também;
  • esgotamento — físico e mental — do ciclista;
  • recuperação muscular mais lenta e prejudicada.

Que tal, então, conferir nossas dicas de saúde para hidratar o corpo com eficácia?

Quais dicas de saúde ajudam a evitar a desidratação?

De imediato, nós podemos apontar a ingestão de líquidos — água, principalmente — para a reposição de fluídos perdidos durante o esfriamento do corpo.

Acontece que, quando já estamos desidratados, a água tem um papel pontual, apenas, já que leva-se um tempo para o organismo absorver o líquido.

Por isso, o cuidado com a hidratação deve ser fragmentado em duas ocasiões distintas:

Dicas de saúde antes das pedaladas

Vai sair de bicicleta com o seu grupo de pedal? Antes, crie o hábito de beber dois copos, em média, de líquido. Preferencialmente, uns 15 minutos antes da prática de exercícios físicos.

Evite, entretanto, a hiponatremia, que é a hidratação excessiva. Com os dois copos citados acima, o corpo consegue lidar eficientemente com a quantidade ingerida. Exceder esse volume se configura em problemas severos que prejudicam a performance e também a absorção do líquido, de maneira geral.

Dicas de saúde durante a pedalada

Tenha, com você, uma garrafa d’água para manter o corpo hidratado ao longo do percurso praticado. Especialistas apontam que, em média, o ciclista deve ingerir meio litro de água para cada 450 g perdidas.

Esse equilíbrio é difícil de manter, precisamente, uma vez que você não consegue manter um controle de quanto foi perdido de peso corporal enquanto você se exercita.

Só que é possível ter um equilíbrio nessa quantidade com base no tempo que você está pedalando. Por exemplo: o American College of Sports Medicine (ACSM) atesta que o ciclista pode consumir, aproximadamente, 240 ml de água a cada 20 minutos. Cerca de 750 ml a cada hora, em média.

Ao exceder os 60 minutos de prática, inclusive, a organização também destaca a necessidade da ingestão de carboidratos para suprir os nutrientes perdidos com a transpiração. As bebidas esportivas com eletrólitos são fundamentais nesse processo.

Quer saber, agora, como você pode potencializar as nossas dicas de saúde com mais conhecimento sobre a prática de exercícios físicos? Então, dê uma conferida também em nosso infográfico com 9 benefícios práticos para andar de bicicleta!

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