8-dicas-de-segurança-para-pedalar-sua-bike

8 dicas de segurança para pedalar sua bike

Dicas de segurança, para pedalar a bike, nunca são demais. Por isso, achamos importante resgatar algumas boas práticas que podem tornar os seus passeios mais cômodos, proveitosos e, claro, seguros.

Por isso, acompanhe-nos de garupa neste artigo, e acrescente ao seu repertório de dicas de segurança 8 recomendações que serão de grande valia — esteja você em um circuito urbano ou desafiando os próprios limites em passeios de MTB (mountain bike). Boa leitura!

venice 4 - 8 dicas de segurança para pedalar sua bike

1. Cuide de uma boa iluminação para a sua bike

Pode parecer mero detalhe, mas essa é uma das principais dicas de segurança — e uma das mais negligenciadas. Isso porque a iluminação ajuda a situar o ciclista em vias escuras e também a dar um senso de direção a ele. Por isso, melhore o seu tempo de reação com uma boa iluminação dianteira e traseira.

2. Carregue sempre os equipamentos de segurança

Capacete, luvas e óculos. Até mesmo joelheiras, se os circuitos forem desafiadores. Entre as dicas de segurança, não vale a pena abrir mão de equipamentos capazes de proporcionar isso aos ciclistas.

3. Nunca transite pela contramão

Muitos ciclistas optam por andar na contramão porque veem da onde vêm os carros. Acontece que isso pode gerar uma série de problemas, como:

  • Acidentes com pedestres, que tendem a olhar apenas para um lado da via (o de sentido da mesma) ao atravessá-la;
  • O mesmo vale para veículos que entram ou saem de estacionamentos;
  • Condutores que abrem a porta ao saírem do veículo, e ficam de olho apenas no espelho retrovisor.

4. Permaneça à direita, mas não muito

Outro valioso recurso em nossa lista com dicas de segurança: muitos acham que ficar à direita é seguro para os ciclistas, mas ficar em excesso no canto das vias é perigoso. Primeiro, porque os carros vão forçar passagem pela mesma faixa ao perceberem a oportunidade, e essa proximidade é perigosíssima. Além disso, fica mais difícil evitar os buracos em potencial que surgem nas vias urbanas.

7 1 - 8 dicas de segurança para pedalar sua bike

5. Sempre sinalize suas intenções

Vai entrar em uma rua, mudar de faixa, pedir passagem ou mesmo desacelerar bruscamente com a sua bike? Então, use as mãos para sinalizar às pessoas ao redor quais são as suas intenções. Assim, evita-se uma série de riscos em suas idas e vindas.

6. Seja gentil

Não reclame da educação de outros motoristas se você não pratica a gentileza no trânsito. Dê preferência aos pedestres, solicite passagem para os condutores e respeite a sinalização de trânsito. Isso tudo se configura em boas práticas que contribuem com um trânsito melhor. Para todos.

7. Não transite pela calçada

Uma das mais relevantes dicas de segurança com a bike: esqueça as calçadas. Elas são para pedestres e são proibidas, por lei, para a circulação de ciclistas ou motociclistas.

E não faltam motivos para isso: trata-se da área urbana exclusiva para pedestres. Assim, acidentes completamente evitáveis podem passar longe de sua rotina se você se mantiver em segurança em faixas exclusivas para transitar com a bike ou nas faixas da direita das vias.

8. Antecipe o que os motoristas farão e o que você fará

Além da dica anterior sobre sinalização, mantenha a atenção elevada sobre o que as pessoas ao redor farão. Assim, você consegue ter um tempo de resposta melhor para evitar um acidente, por exemplo, diante de uma freada brusca de um carro. Assim, você também não vai precisar colocar em prática — e à toa — os seus conhecimentos em manutenção de bicicleta.

E então, o que achou de nossas dicas de segurança para pedalar a sua bike? Como estamos falando em muitos trajetos urbanos, que tal conhecer também, agora, as nossas dicas para você proteger a sua bicicleta contra roubos? Temos certeza que você poderá se aproveitar dessas nossas recomendações!

cupom de primeira compra 1 - 8 dicas de segurança para pedalar sua bike

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *