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7 dicas para realizar seu percurso de bike com eficiência

Para muitos, pedalar com conforto é uma das principais características para tornar os trajetos mais agradáveis. Acontece que a eficiência caminha — ou pedala — lado a lado com a comodidade do ciclista. Por isso, otimizar o percurso de bike é tão importante quanto.

E, para você que está nas primeiras ou centenas de milhares de pedaladas, um alento: fizemos um post todo especial e cheio de dicas para realizar seu percurso de bike com eficiência.

Confira, e inspire-se em nossas sugestões para tornar os seus trajetos tranquilos, seguros e realizados em menos tempo!

1. Use roupas adequadas para o ciclismo

Você não precisa investir em roupas para ciclistas profissionais, mas é importante que você tenha flexibilidade e mobilidade suficientes para tornar o percurso de bike menos pesaroso.

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Evite, por exemplo, calças jeans e justas. Elas só vão atrapalhar o trajeto e a sua eficiência nas pedaladas. O mesmo vale para roupas íntimas com muitas costuras e acabamentos: em trajetos longos, elas podem fazer atrito com a pele, irritando-a.

2. Use o protetor solar

Esse ponto reflete-se de maneira indireta à sua performance: por meio do protetor solar, você evita as temíveis queimaduras ocasionadas pelo calor do sol.

Consequentemente, você consegue manter a performance sobre duas rodas sem se incomodar com a pele ardida pelo excesso de exposição à luz solar.

Por isso, seja para ir ao trabalho, nos percursos mais extensos e até mesmo nos dias de frio — mas com intenso sol fixo no céu — é de grande conveniência ter um protetor solar na bagagem.

3. Use as marchas da bike de maneira estratégica

Para muitos, a marcha lenta é o grande trunfo para um percurso de bike tranquilo. Outros optam pela marcha pesada. Mas, na realidade, ambas são funcionais e relevantes: a questão reside no momento de usar cada uma delas.

Por exemplo: aprenda a trocá-las com frequência e de acordo com o seu ritmo. À medida que você acelerar, experimente a marcha pesada para otimizar a velocidade sem grande esforço. Em ladeiras, confie na marcha leve para obter impulso sem se desgastar.

O segredo está em conhecer a sua bike e saber como ela responde cada condição cotidiana que surge no seu caminho.

4. Mantenha a postura

Levanta, senta, inclina e estica a coluna… Tudo é válido, desde que você mantenha-se confortável nessa posição e que você alterne-a de acordo com o percurso.

Fazer o percurso de bike somente em pé é desconfortável e cansa sem a necessidade. O mesmo vale para quem pedala sentado em áreas que demandam mais força nas pernas.

Por isso, equilibre isso, mas sempre mantendo a postura ereta para não cansar as costas.

5. Regule o banco corretamente

Independentemente das distâncias percorridas diariamente, o banco devidamente regulado ajuda a evitar:

  • lesões no joelho;
  • dores na coluna;
  • a posição adequada da postura;
  • esforços além do necessário.

Para ajustar o banco você pode esticar o braço, posicionando o cotovelo na ponta do assento, e os dedos encostados na ponta do guidão. Assim, fica fácil manter uma postura mais ereta.

6. Pare de pedalar caso o corpo fique dormente

Em distâncias longas, pode acontecer de a circulação de sangue sofrer dificuldades. Especialmente, devido à má postura constante ou o uso de calçados inadequados.

Caso isso ocorra, pare e descanse. Massageie a área afetada e, se possível, suspenda o passeio para evitar um mal-estar maior.

7. Atenção à alimentação no seu percurso de bike

Vai pedalar? Então, atente-se à hidratação corporal. Leve uma garrafinha d’água nos seus passeios. Além disso, a alimentação também importa. Evite alimentos pesados, como um churrasco, antes de pedalar.

Alimentos leves e com fibras, antes de realizar uma atividade, e deixe para a alimentação mais pesada após os exercícios.

E aí, agora que você já sabe como realizar um percurso de bike com mais eficiência, que tal descobrir, também, nossas recomendações para você se atentar ao pedalar em uma trilha?

Display Infográfico 2 - 7 dicas para realizar seu percurso de bike com eficiência

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