7-dicas-para-pedalar-com-conforto-na-sua-bike

7 dicas para pedalar com conforto na sua bike

Pedalar com conforto não é um luxo, mas uma necessidade que muitos ciclistas só percebem quando a performance está abaixo do esperado. Não à toa, o desconforto é um dos primeiros sinais que fazem com que a gente repense pedalar aquele quilômetro a mais.

Inclusive, porque o conforto em seus passeios está relacionado a uma série de fatores. E, neste post, nós listamos 7 deles para você descobrir como pedalar com conforto é o equivalente a reaprender a andar de bicicleta — especialmente, se você não seguia nenhuma dessas dicas.

Confira, e acompanhe-nos nesse tour que envolve o seu conforto, segurança e prazer em pedalar sempre mais!

1. Selim

Muitos vão na tentativa e erro, mas a verdade é que você precisa encontrar o selim que permita a você pedalar com conforto por bastante tempo. A questão é: o que se atentar ao procurar pela grande quantidade de modelos no mercado?

quadros 3 - 7 dicas para pedalar com conforto na sua bike

Para começar, o seu material deve ser macio e acomodar com tranquilidade os ossos localizados na parte inferior do quadril, — conhecidos como ísquios. Além, é claro, de encontrar o ajuste ideal para se posicionar sobre a bicicleta e não sentir desconforto logo após as primeiras pedaladas (não sabe como? No final deste artigo nós explicamos certinho).

2. Bermuda de ciclismo

Pedalar com conforto, acredite, não envolve apenas o investimento em equipamentos e acessórios para a bicicleta. O tipo de bermuda que você veste deve ser macio, e evitar a fricção. Do contrário, seus passeios vão durar bem menos do que o esperado.

3. Bretelle

Um bom complemento são os bratelles, que são vestidos sobre a bermuda que permitem mais movimentação e, conforto para pedalar. Atenção, apenas, a alguns aspectos:

  • verifique se o forro é confortável e se as costuras não estão soltas, — elas podem causar irritação na pele após um tempo pedalando;
  • elas são justas naturalmente, então procure por um modelo que se ajuste bem ao corpo;
  • experimente-as sobre a bermuda para sentir que o caimento está perfeito.

4. Guidão

O guidão influencia bastante, também, o conforto em pedalar. Verifique se ele está na curvatura errada ou mesmo mais largo do que você necessita. Isso pode gerar, com o tempo, dores nos ombros e, nas mãos.

2018 guidão mormaii - 7 dicas para pedalar com conforto na sua bike

Por isso, é importante verificar se você consegue se apoiar sobre ele sem ter que forçar os braços e também o pescoço. A postura reta é importante, nesses casos, para evitar qualquer tipo de lesão que seria facilmente evitada.

5. Fita de guidão

Às vezes, nem nos damos conta delas, mas as fitas de guidão podem se traduzir em verdadeiras tormentas se o material delas for rígido demais. Especialmente, para quem está começando na mountain bike, cujos impactos podem machucar as mãos sem um apoio firme.

6. Luvas

De volta aos equipamentos, lembre-se que os ciclistas aventureiros usam as luvas por questões práticas, mas quem pedala longas distâncias também necessita de um bom par de luvas.

Afinal de contas, o atrito das mãos com o guidão pode cobrar um alto preço, com o tempo. E as luvas, além de ajudarem nesse aspecto, também são fundamentais para diminuir o choque em uma eventual queda.

7. Sapatilhas

Por fim, pense em um calçado apropriado para pedalar com conforto. Nem toda sapatilha proporciona isso, mas os modelos ideais para você são firmes, resistentes e leves para gerar o impulso nos pedais.

Uma vez encontrada a sapatilha certa — e, um bom par de meias —, você só tem a se beneficiar de sua escolha.

E lembra-se que falamos, no início do artigo, que o selim tem uma parcela grande de responsabilidade para você pedalar com conforto? Pois então, para saber como ajudar a altura correta, confira nosso artigo a respeito do assunto!

E book display - 7 dicas para pedalar com conforto na sua bike

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *