Entenda-sobre-os-tipos-de-quadro-de-bicicleta

Entenda sobre os tipos de quadro de bicicleta

O quadro da bicicleta é um assunto de grande relevância que vai permitir mais estabilidade e outros benefícios à sua pedalada. E muitos ciclistas de primeira viagem necessitam de uma boa orientação para saber se existem diferenças no tamanho de um quadro de bicicleta e qual é a sua relevância para aliar mais conforto e desempenho aos passeios.

Para facilitar a sua decisão na procura pela melhor bicicleta para o seu perfil, nós preparamos neste post um detalhado guia para que você entenda tudo sobre quadros de bicicleta. Confira!

A importância do quadro de bicicleta

É por meio de um quadro adequado à altura do ciclista que ele vai obter uma performance melhor, bem como mais estabilidade e segurança. Para tanto, decidir-se pelo melhor modelo de quadro é algo que se apega, exclusivamente, à altura do cavalo do ciclista.

quadros 5 - Entenda sobre os tipos de quadro de bicicleta

A altura do cavalo é medida pela distância das solas dos pés até o fim da parte interna das pernas (a que permanece apoiada no selim da bicicleta).

O que muitas pessoas acabam confundindo é o tamanho do aro de sua bicicleta com o tamanho do quadro. Por exemplo: uma MTB aro 24 pode ter um quadro do mesmo tamanho de uma bicicleta aro 26. Afinal de contas, o aro diz respeito ao tamanho das rodas, e não do quadro da bicicleta.

O quadro de bicicleta ideal para cada perfil de ciclista

Além da altura do cavalo o ciclista deve também considerar o uso principal de sua bicicleta. Bom exemplo disso são as bikes urbanas: para encontrar o quadro de bicicleta mais adequado é necessário multiplicar a medida do seu cavalo por 0,65 cm.

Com isso, uma pessoa com 80 cm de altura do cavalo deve fazer o seguinte cálculo: 80 x 0,65 = 52. Aí está! O quadro de bicicleta ideal para as suas necessidades cotidianas é esse.

Quando migramos nossa atenção para a escolha de uma mountain bike (ou MTB), o cálculo vai diferir um pouco com base nos padrões estadunidenses, uma vez que a modalidade surgiu por lá. Assim, será necessário fazer uma conversão de centímetros para polegadas — pois é o sistema métrico utilizado nos Estados Unidos.

quadros 1 - Entenda sobre os tipos de quadro de bicicleta

Fazendo novo uso do exemplo anterior, o cavalo de 80 cm passa a ter 31,49 polegadas (recomendamos o uso desse conversor de medidas). Em seguida, basta subtrair 14 desse valor e, assim, você vai saber que o tamanho do quadro de bicicleta ideal para a sua MTB é de 17,49″

Experimente o melhor quadro de bicicleta para você

Agora que já ficou um pouco claro o que é e como calcular a medida ideal para escolher um quadro de bicicleta, é hora de apontar uma informação curiosa: você pode optar por um quadro ligeiramente maior ou menor do que o apontado no cálculo. Isso porque os quadros menores ajudam a privilegiar a velocidade em seus circuitos, enquanto os quadros maiores geram mais estabilidade aos passeios.

Lembre-se, entretanto, que a medida ideal é a pontuação equilibrada entre conforto, performance e segurança. Assim, prefira garantir um quadro de bicicleta mais adequado do que investir em apostas incertas. Ou, uma dica: faça um teste nas bicicletas de amigos. Isso pode ajudar a definir o melhor tipo de quadro para você.

E, como o assunto está na escolha da melhor bike para as suas necessidades, não deixe de conferir nossas dicas sobre como escolher uma mountain bike!

quadros 2 - Entenda sobre os tipos de quadro de bicicleta

2 Replies to “Entenda sobre os tipos de quadro de bicicleta”

    1. Boa tarde Carlos, ficamos muito felizes em sermos úteis nas informações do blog. Acompanhe sempre com a gente, toda semana conteúdo fresquinho saindo com várias dicas. Abraços! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *