dicas para truques - Mountain Bike: Dicas para truques de pilotagem

Mountain Bike: Dicas para truques de pilotagem

Experientes praticantes ou amadores iniciados podem ter em comum o desejo em aprender novas dicas para truques de pilotagem MTB. Afinal de contas, não são poucos os truques para Mountain Bike que podem ser realizados em um simples passeio por entre trilhas.

Para isso, reunimos algumas orientações que podem ser aproveitadas entre você e seus colegas de pedaladas. Assim, com o tempo, você pode transformar os seus trajetos em áreas mais seguras para desfrutar de toda a adrenalina que envolve esses percursos.

Quer saber quais são as nossas dicas para truques de pilotagem MTB? Basta seguir com a leitura deste post!

Procure dar menos trabalho ao selim de sua bike

Embora sejam confortáveis, os selins oferecem posições limitadas para gerar essa sensação de bem-estar. Para um trajeto urbano, por exemplo, é perfeitamente acomodável.

Acontece, que nos terrenos acidentados que costumam compreender os trechos para os aficionados por MTB, o selim pode se tornar desconfortável por conta dessa limitação. Por isso, uma boa dica é se posicionar logo atrás do selim, especialmente em descidas ou áreas que exijam mais habilidade técnica e concentração.

Dessa maneira, a absorção de impactos é potencializada e você encontra mais estabilidade e controle para melhorar o sistema de frenagem, quando necessário.

Quer outra dica a respeito do selim? Experimente abaixá-lo um pouco mais, pois isso ajuda a trazer mais liberdade aos seus movimentos. Trata-se de uma dica simples, mas eficaz para fluir melhor através de suas trilhas favoritas e evitar acidentes do selim com a sua virilha — principalmente, em freadas bruscas.

Faça uso dos dois freios

Esqueça o mito — embora aconteça — de que o freio dianteiro só tem como objetivo projetar abruptamente os ciclistas metros à frente de suas respectivas bicicletas.

Para os trechos de MTB, até mesmo os mais simples, o freio dianteiro é o mais utilizado para conferir estabilidade e equilíbrio ao praticante. Para isso, convém usar ambos, lenta e gradativamente, para conseguir uma frenagem mais rápida. Sem falar que isso reduz também o risco de deslizar a traseira de sua bicicleta nesse processo.

Preveja, antecipe e se concentre

Trilhas e percursos enlameados e acidentados são revigorantes e cheios de emoção, só que exigem mais atenção justamente pelos mesmos motivos.

É importante manter a atenção elevada em todos os trechos — mesmo os menos complicados. Assim, você promove um passeio mais seguro para você e os ciclistas ao redor. Até por isso, a antecipação é uma das palavras-chave de quem busca novos truques para Mountain Bike.

E uma das principais dicas para truques de pilotagem MTB que teríamos seriam as 3 palavrinhas deste subtítulo: preveja, antecipe e concentre-se o tempo inteiro. Vale até mesmo dar uma volta, antes, e conhecer todo o percurso. Assim, você já sabe o que espera por você além daquela curva fechada e enlameada.

Trabalhe o corpo em harmonia com a sua mountain bike

Vá a um local menos rigoroso e pratique. Muito! Incline-se para frente, para trás e para os lados. Sinta a resposta da bicicleta para cada movimento que fizer e aprenda a relaxar.50 lugares para você pedalar

Isso porque, devido à dificuldade de muitos trechos, o ciclista fica tenso, ocasionando em dores posteriores pelo corpo.  E pedalar é uma atividade prazerosa — mesmo nos trechos mais acidentados. Por isso, identifique-se com as melhores posições para tornar o passeio ainda mais seguro, o que nos leva à última de nossas dicas para truques de pilotagem MTB.

Conecte-se com a sua bicicleta

A dica acima é a introdução para este, que é um dos truques para Mountain Bike mais relevantes: entenda as respostas de sua bicicleta aos movimentos realizados.

Pode não acontecer da noite para o dia, mas a prática permite que você entenda o que acontece ao inclinar-se para um lado ou o outro e os impactos gerados ao longo do caminho.

Assim, você e a sua mountain bike se tornam um só, permitindo que você ultrapasse continuamente os seus limites — e sempre em plena segurança!

Por falar nisso, segurança é um dos principais aspectos a serem levados em consideração ao aprender novos truques de pilotagem MTB. Por isso, que tal conferir também algumas dicas de manutenção para deixar a bicicleta sempre em dia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *