Mountain-bike-ou-bike-de-estrada-qual-vale-mais--a-pena

Mountain bike ou bike de estrada: qual vale mais a pena?

Existem diversas características que diferenciam uma mountain bike de uma bike de estrada. E a maioria delas vai muito além do simples apelo estético.

Afinal de contas, os trechos acidentados — apropriados para uma mountain bike — exigem muita resistência dos componentes da bicicleta. Enquanto isso, a bike de estrada deve privilegiar a performance para os percursos mais longos.

Quer saber mais a respeito? Então, descubra conosco qual vale mais a pena para você, entre a mountain bike e a bike de estrada!

checklist manutenção - Mountain bike ou bike de estrada: qual vale mais  a pena?

O que é uma bike de estrada?

Também conhecidas como speed, são aquelas cujo principal propósito é a valorização de sua velocidade ao pedalar. Para tanto, costumam vir acompanhadas de:

  • boa aerodinâmica;
  • geometria;
  • leveza;
  • pouco atrito.

Vale destacar, também, que o selim costuma ser mais elevado do que o habitual. Isso porque a posição do ciclista interfere diretamente na aerodinâmica e outros índices de performance, forçando-o a ficar mais inclinado, na direção do guidão, para reduzir o atrito do vento.

Atenção, apenas, ao seu uso. Afinal, a bike de estrada é apropriada para trechos asfaltados e com o menor número possível de obstáculos. A proporção é simples: quanto mais leves e velozes, mais frágeis podem ser os componentes ao se depararem com buracos na pista.

O que é uma mountain bike?

Ela também tem outro nome, no meio: MTB, que é a abreviatura de mountain bike. Esse estilo de bicicleta, por sua vez, conta com elementos mais pesados e duráveis.

São peças que fazem toda a diferença pra descer uma trilha cheia de buracos e/ou lama. Vale destacar, também, o conforto como característica inerente aos modelos de mountain bike.

venice 3 - Mountain bike ou bike de estrada: qual vale mais  a pena?

Afinal, são áreas que costumam exigir boa dose de resistência do ciclista também. Por isso, esse equilíbrio entre durabilidade e comodidade é crucial na sua busca por uma bike.

Como escolher entre mountain bike e uma bike de estrada?

Se você tem entusiasmo por ciclismo, mas ainda não sabe por qual caminho prosseguir, comece com um modelo urbano, versátil, e que se adapte bem às principais condições.

Do contrário, de nada adianta usar uma mountain bike para trechos curtos e urbanos. Da mesma forma que uma bike de estrada, para os trechos mais desafiadores, pode ser um mau investimento, pautado por diversas manutenções na sua bicicleta.

Agora, caso você tenha escolhido a mountain bike para te acompanhar, seguem algumas considerações ao optar por um modelo específico:

  • um freio confiável;
  • uma boa suspensão;
  • pneus mais largos e resistentes — boa pedida é uma bike aro 26 ou 29;
  • selim confortável.

Quem está em busca de uma bike de estrada valiosa, que ajude a melhorar continuamente a sua performance, nossas dicas são:

  • quadro em carbono ou alumínio, que são mais leves e resistentes;
  • câmbio que ofereça melhor desempenho;
  • selim confortável, para superar as longas distâncias percorridas;
  • rodas leves e mais finas, priorizando a sua velocidade.

Com base nessas dicas, você vai conseguir ter uma orientação inicial importante. Além de saber, precisamente, qual modelo melhor se encaixa em suas pretensões, entre a mountain bike ou a bike de estrada.

Em comum com ambos os modelos está a Bicicleta Mormaii. E, para provar para você que a nossa marca deveria estar em suas primeiras considerações ao adquirir uma bike, não deixe de conferir também nosso artigo que explica os motivos para você escolher uma bicicleta Mormaii!

cupom de primeira compra - Mountain bike ou bike de estrada: qual vale mais  a pena?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *