Qual melhor bicicleta para andar na cidade 1 - Qual a melhor bicicleta para andar na cidade

Qual a melhor bicicleta para andar na cidade

O desenvolvimento urbano e a aglomeração elevada nos grandes centros ajudaram a promover a bicicleta como uma rápida, eficaz e benéfica solução (em múltiplas maneiras) para os trajetos diários.

Soma-se a isso o incentivo de algumas políticas regionais, que investiram em áreas destinadas aos ciclistas transitarem com agilidade e em segurança.

O que fica de atenção para o usuário, entretanto, é a escolha adequada da melhor bicicleta urbana para os seus objetivos, exigências e necessidades. Algo que veremos de maneira aprofundada neste artigo. Acompanhe!

Pense na estabilidade de sua bicicleta urbana

Normalmente, a bicicleta para uso diário deve ser estável, resistente e confortável. Afinal, você vai passar um bom tempo pedalando por através de ruas, ciclovias, avenidas e ciclofaixas até chegar ao seu destino e, para isso, toda conveniência deve ser aproveitada.

A começar pela escolha do modelo e tamanho do quadro de sua bicicleta. O ideal, para trajetos diários, é que a altura do cavalo (que é a distância entre o períneo, que fica em contato com o selim, e os seus calcanhares) para escolher o modelo ideal.

Para tanto, calcule a altura testando a bicicleta, cujo macete é o seguinte: tente manter a perna quase que inteiramente esticada ao sentar-se no selim e apoiar a parte mais baixa do pedal com os seus calcanhares. Aí, você terá o quadro ideal para as suas necessidades.

Atenção ao ajuste ideal de sua postura na bicicleta

Seja com os guidões retos ou aqueles popularmente conhecidos como “chifres de boi”, é importante avaliar o tipo de percurso que você vai fazer com a sua bicicleta.

Isso porque o modelo reto é comum para quem está em busca de velocidade, enquanto o outro modelo (de “chifre de boi”) é utilizado para passeios leves. No entanto, no circuito urbano, ambos os modelos compartilham algo com o ciclista: a importância em mantê-los com uma regulagem mais alta.

Assim, a sua postura fica reta, em relação ao chão, o que evita desconfortos em pedaladas mais longas. Vale a pena lembrar que esta postura é utilizada em pistas comuns. Para terrenos acidentados, é indicada aquela leve curvada para suportar melhor os contratempos.

Por mais conforto em suas pedaladas

Não é exagero algum dizer que, em nome do conforto, você deve dedicar atenção ao selim. Para isso, a solução lógica é a experimentação. Ou seja: vá às lojas e experimente diferentes tipos, pois, no fim das contas, o modelo ideal varia de acordo com as suas preferências.

No entanto, evite selins duros — principalmente, se você vai usar a bicicleta urbana para longos passeios. Assim, não vão demorar muitos quilômetros para você desejar chegar o quanto antes em seu destino.

Valorize sua segurança e dos outros ao escolher os freios

No mercado, existem os seguintes modelos, que são os mais populares entre os ciclistas:

> A disco;

> Cantilever;

> Contrapedal;

> V-brake.

Para quem está iniciando e em busca de sua primeira bicicleta urbana, o V-brake é o item com melhor custo/benefício.

No entanto, vamos aproveitar o espaço para reforçar a importância em manter os freios sempre regulados. Valorize, acima de tudo, a sua segurança e daqueles ao seu redor durante suas idas e vindas.

Linha Venice

Encontre um conjunto de marchas que atenda as suas necessidades

Da mesma maneira que ocorre com os freios, existem modelos para todos os gostos, exigências e necessidades. Acontece que, para o circuito urbano, que tende a ser uniforme, o ideal é que você encontre um modelo que atenda a todas as necessidades em geral.

Pra tanto, existem modelos com 21 marchas que são uns dos mais populares e podem atender a todos os desafios que você encontrar em sua cidade — como ladeiras muito íngremes.

Dê atenção também aos pneus

A regra é, basicamente, a seguinte: caso você vá circular apenas pelo asfalto e ciclovias, não há necessidade em adquirir pneus grossos. Eles são mais recomendados quando você faz circuitos irregulares, como trilhas ou mesmo trechos com grama e bastante acidentados.

Os pneus finos vão ajudar a deixar a bicicleta mais leve e rápida, basta identificar os principais trajetos que você faz para tomar a melhor decisão possível.

Quer saber um pouco mais sobre como encontrar o modelo ideal que concentre grande parte das escolhas que você deve tomar ao escolher sua bicicleta? Então, confira a nossa seleção de bicicletas urbanas e bons passeios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *