Saiba-como-começar-no-Mountain-Bike

Saiba como começar no Mountain Bike

A modalidade de mountain bike está apenas em suas primeiras pedaladas, no Brasil, considerando o seu sucesso global. Só que isso também significa que mais adeptos estão correndo atrás de como começar no mountain bike — e aqui vamos dar algumas dicas!

Ao longo deste artigo vamos explorar um pouquinho sobre como começar na modalidade, quais considerações de segurança levar sempre consigo e até mesmo algumas dicas de alimentação antes, durante e após os percursos cheios de adrenalina. Confira!

Como iniciar no mountain bike?

Primeiramente, acostume-se à sua bicicleta (ainda não tem uma MTB? Dê uma conferida nos modelos da Mormaii Bikes então). Para isso, ajuste o assento e o guidão, de maneira que você pedale com conforto. E entenda qual bike pode ser ideal para você tendo em mente os seguintes modelos:

venice 4 - Saiba como começar no Mountain Bike

  • Rígidas: sem suspensão, esse modelo de mountain bike é mais acessível, mas não responde bem a terrenos acidentados, que exigem mais desse equipamento
  • Hardtail: boas para iniciantes com suspensa dianteira, apenas, mas já com bom suporte para trechos mais íngremes;
  • Full suspension: presente na dianteira e na traseira, a suspensão confere total conforto para as pedaladas mais exigentes.

Em seguida, pratique em um terreno menos acidentado para se acostumar às respostas da bicicleta a cada manobra. Isso leva tempo, mas também ajuda a construir a sua confiança para desafiar-se continuamente até desbravar algumas trilhas avançadas. Algumas opções de trajetos:

  • Locais não-pavimentados e planos;
  • Trechos mais acidentados, com ou sem vegetação rasteira, para amaciar a bicicleta;
  • Pequenas colinas para praticar a mudança de marchas e o equilíbrio.

Enquanto praticar as dicas acima, lembre-se de manter os olhos para frente, e não para baixo. Isso facilita — e muito — na manutenção do equilíbrio. Além disso, experimente o freio aos poucos, descobrindo as maneiras mais práticas de reduzir a velocidade e manter-se em movimento pelo percurso.

Quais dicas de segurança se atentar?

Abaixo, reunimos algumas ideias importantes a serem levadas em consideração. Com elas é possível tornar os seus passeios divertidos, desafiadores e livre de incidentes. Confira!

como começar no Mountain Bike - Saiba como começar no Mountain Bike

  • Sempre leve um celular (com a bateria plenamente carregada) ao desbravar novas trilhas e circuitos. E sempre tente ir com alguém como companhia;
  • Use sempre os equipamentos de segurança, como o capacete, as luvas e os óculos;
  • Informe-se a respeito do percurso antes de desafiá-lo. Isso ajuda a evitar incidentes facilmente evitáveis;
  • Faça a manutenção prévia da sua mountain bike antes e após o passeio. Entre os itens mais importantes a serem checados podemos destacar a calibragem dos pneus;
  • Tenha itens de manutenção básica da bike também, como câmara de ar, bomba e ferramentas diversas — como diferentes tamanhos de chave Allen;
  • Nos passeios, tenha em mente que a preferência é de quem está subindo a colina — exceto quando a descida é íngreme demais.

Além dos equipamentos de segurança e manutenção, a sua mochila deve vir carregada também de outra coisa importante para o ciclista. Vamos ver?

O que levar para se alimentar ao andar de mountain bike?

Vai ficar muito tempo fora desafiando colinas e trechos acidentados ou enlameados? Então, tenha em mente alguns itens básicos e elementares de alimentação:

  • Antes do passeio, opte por ingredientes de fácil digestão, como frutas ou barrinhas de cereal;
  • Durante o percurso, uma boa alternativa são os carboidratos para manter o rendimento. Frutas secas e batata doce estão entre os mais indicados.

Após o passeio de mountain bike a dieta está liberada — desde que você não tenha restrições ou siga uma alimentação regrada. É importante, portanto, valorizar o que você consome antes e durante o percurso para que o seu ciclismo aventureiro venha acompanhado de alta performance.

E então, deu para entender como começar a praticar o mountain bike? Que tal conferir também outras dicas em nosso blog? Temos certeza de que você vai encontrar muita coisa útil para aprimorar as suas pedaladas!

E book display - Saiba como começar no Mountain Bike

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *