saiba como esoclher uma bike - Saiba como escolher uma Mountain Bike iniciante

Saiba como escolher uma Mountain Bike iniciante

A mesma bicicleta que ajuda você com os percursos urbanos não é a mesma que vai trazer adrenalina com segurança nos passeios em trilhas mais adequadas à mountain bike.

Carinhosamente apelidado de MTB, esse modelo de bicicleta é inteiramente idealizado para os trajetos em que a durabilidade e resistência dos componentes são constantemente exigidos. Não à toa, temos uma seleção de bicicleta Mormaii pensada especialmente para isso.

Com essa grande diferenciação de modelos, é importante entender alguns pontos a serem levados em conta ao adquirir uma mountain bike para os seus passeios — e que veremos cada um deles ao longo deste artigo. Acompanhe!

Comece com o equipamento pessoal

Segurança, em primeiro lugar. Ao pedalar com a sua MTB, isso significa o uso de capacetes e luvas confortáveis, além dos óculos de proteção — que podem evitar incidentes com galhos, pedras e lama, entre outros elementos que podem prejudicar a visão ao longo do percurso.

Vale, também, pensar no uso de trajes apropriados para as trilhas, como é o caso das bermudas de ciclismo, que vêm com um forro protetor capaz de absorver boa parte do impacto, em eventuais quedas.

Analise aspectos importantes de sua mountain bike

Embora seja interessante montar uma MTB de acordo com as suas necessidades e objetivos, uma mountain bike iniciante pronta pode ser uma solução versátil e capaz de atender qualitativamente aos passeios que você faz.

No que diz respeito à compra de uma MTB, é importante avaliar o estado da bicicleta. Assim, você consegue avaliar o quanto deverá gastar, posteriormente, para que o modelo fique do jeito que você gostaria.

Por isso, comprar a mountain bike pronta, como mencionamos anteriormente, pode ser uma alternativa mais em conta para você pegar gosto, experiência e mais compreensão das trilhas que você vai percorrer.

Mesmo assim, convém analisar alguns componentes de sua MTB para que não ocorram surpresas inconvenientes. Entre os principais, destacamos:

O material e o tamanho do quadro de sua MTB

O alumínio e a fibra de carbono são os mais populares, sendo que o segundo é mais resistente e, por consequência, que exige um investimento mais elevado.

Sobre o tamanho do quadro, vale a máxima: quanto mais alto o ciclista, maior deve ser o tamanho do quadro de sua MTB.

Suspensão

Em trajetos inclinados, onde a estabilidade é uma necessidade constante, a suspensão possui um papel importante no cumprimento desse objetivo.

No mercado, as suspensões mais populares são:

  • Hardtail: modelos equipados apenas com a suspensão dianteira;
  • Full-suspension: modelos com suspensão dianteira e traseira.

A bicicleta Mormaii, inclusive, conta com o modelo Full-suspension, o que transmite mais segurança enquanto você pedala e precisa absorver grande parte dos impactos. E, o melhor: produtos com a popularidade da marca Shimano — uma das grandes referências do setor.

Tamanho da roda

Existem 3 modelos, hoje em dia, adequados para quem deseja montar ou comprar uma MTB:

  • Aro 26, estando cada vez mais em desuso;
  • Aro 27,5, de tamanho intermediário;
  • Aro 29, que representa boa parte do que os ciclistas de mountain bike usam, atualmente.

Com essas informações, você consegue analisar com eficiência qual mountain bike mais tem a ver com você e os percursos que você pretende trilhar.

O que levar para trazer mais segurança aos passeios

Vale observar que alguns itens devem acompanhar os seus passeios, na mochila, para que a atividade seja ainda mais segura e sob o seu controle. Entre os itens indispensáveis, vale destacar:

  • Garrafa com água;
  • Kit de primeiros-socorros;
  • Alimentos leves e energéticos;
  • Itens para consertar a MTB, diante de algum eventual problema;
  • Documentos, dinheiro e celular.

Para complementar este ponto, que tal conferir o artigo que fizemos com os cuidados para se ter quando resolver pedalar em trilha?

E, para encontrar em sua bicicleta Mormaii o modelo ideal para as suas necessidades, confira a nossa seleção de mountain bike – Confira!

One Reply to “Saiba como escolher uma Mountain Bike iniciante”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *