Suporte para bicicleta saiba como transportar sua bike com segurança - Suporte para bicicleta: saiba como transportar sua bike com segurança

Suporte para bicicleta: saiba como transportar sua bike com segurança

Embora a bike esteja sendo amplamente considerada para agregar mais mobilidade ao seu tráfego diário, o uso de um veículo se torna necessário. Especialmente, quando o percurso é longo, como uma viagem de uma cidade para outra. E é aí que você vai desejar a sua companheira de duas rodas, sendo importante identificar o melhor suporte para bicicleta.

Com ele é possível carregar tanto a sua mountain bike como uma bicicleta urbana, permitindo ainda mais flexibilidade para conhecer novos percursos sobre duas rodas. E é para facilitar esse trânsito que reunimos, neste post, algumas opções de suporte para bicicleta que você deveria considerar para uso próprio. Confira!

Suporte para bicicleta - Suporte para bicicleta: saiba como transportar sua bike com segurança

Uma questão de segurança e adequação às leis de trânsito

Caçambas, reboques ou mesmo um rack de teto ou suporte para bicicleta traseiro… Existem muitos modelos para que você possa viajar e levar a sua bike sempre na carona. Acontece que essa questão deve ser profundamente planejada porque não se trata apenas de uma conveniência para você, mas uma adequação às leis de trânsito.

Por exemplo: o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) destaca que não basta a placa extra para transportar a bicicleta em seu veículo. Isso deve ser realizado em qualquer ocasião que placa traseira do automóvel estiver parcial ou completamente encoberta pela bicicleta. Detalhe: o emplacamento deve ser oficial.

Nessas situações, a segunda placa deve ser instalada na carroceria ou no lado direito do para-choque — e sem encobrir, com isso, qualquer uma das luzes traseiras. Ou seja: para evitar multas e mais uma série de transtornos por conta da legislação, é importante avaliar quais são os melhores tipos de suporte para bicicleta.

Os diferentes tipos de suporte para bicicleta no mercado

Quer saber qual é o melhor modelo para os seus objetivos e necessidades? Então, entenda um pouquinho mais a respeito do suporte para bicicleta para fazer viagens mais tranquilas e seguras:

Rack de tampa traseira

É um produto acessível e muito fácil de instalar. A outra vantagem está no fato de que a bike não precisa ser desmontada para o transporte. De imediato podemos apontar, entretanto, que alguns modelos podem obstruir a placa de identificação ou as luzes traseiras, o que não é permitido.

Suporte traseiro de engate

Mais um modelo prático e de fácil instalação. Porém, como contraponto devemos alertar que é necessário um engate — caso não tenha, terá o custo de instalação — e uma atenção maior para as manobras traseiras, evitando colisões e, assim, danificar a bicicleta.

Suporte de teto

Um dos modelos mais populares de suporte para bicicleta, ele é prático para transportá-la, evita riscos maiores de colisão e não necessita de desmonte assim que remover a bike.

No entanto, é digno de menção que o trabalho para colocá-la no suporte é maior — especialmente, para quem não tem um suporte confiável ao redor. Isso também passa a limitar a velocidade máxima permitida para o veículo, pois o excesso pode ocasionar acidentes com a bicicleta se desprendendo do suporte.

Caçambas ou transporte interno

Duas opções: com carros maiores existe a possibilidade de levar a bike no interior do veículo. O único ponto de atenção é com o próprio automóvel, já que os componentes e acessórios da bicicleta podem prejudicar o estofado, quando manuseada de maneira indevida ou descuidada.

Já as caçambas de picape são boas alternativas também, embora devam ser muito bem amarradas para que não corra nenhum risco de acidentes.

suportes para bikes - Suporte para bicicleta: saiba como transportar sua bike com segurança

As penalidades de descumprir a lei

Como mencionado, agir em desacordo com a lei pode render ao condutor do automóvel multas e pontos em sua habilitação. Por exemplo:

  • Obstrução das placas rende uma multa de R$ 191,54, mais sete pontos na habilitação;
  • Bicicleta que se soltar do suporte rende uma multa de R$ 191,54, mais sete pontos.

Vale destacar, ainda, que o veículo pode ser apreendido. E isso vai colocar a perder todos os seus planos, não é verdade? Por isso, tenha em mente que o suporte para bicicleta é um auxiliar de peso para você pedalar cada vez mais. E, por falar nisso, não deixe de conferir também nosso artigo com os 8 melhores apps para ciclistas!

venice 4 1 - Suporte para bicicleta: saiba como transportar sua bike com segurança

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *