Guia-para-você-conhecer-os-tipos-de-pneu-de-bicicleta

Guia para você conhecer os tipos de pneu de bicicleta

Um pneu de bicicleta com as características diferentes das suas expectativas pode dificultar a realização de um passeio tranquilo e com boa performance, sabia?

Por exemplo: a melhor opção de pneu de bicicleta para trilhas não é a mesma usada por bikes de estrada. Daí a importância em saber, exatamente, sobre quais rodas você está pedalando.

E é exatamente isso o que vamos destacar, ao longo deste artigo. Acompanhe, e descubra tudo o que você queria saber sobre os tipos de pneu de bicicleta neste guia!

O diâmetro do pneu de bicicleta

Identificar o diâmetro da roda/pneu correto é importante, pois ele valoriza a sua performance sobre duas rodas.

Para tanto, é importante saber antecipadamente o tipo ideal para o modelo de bike que você tem. Uma dica? Cheque a lateral do pneu e anote a junção de números e letras impressos. Lá, a primeira sequência de números já explica qual é o diâmetro do seu tipo de pneu.

Largura

A largura pode ser variável, de acordo com as suas preferências. Atenção, no entanto, ao fato de que essa característica interfere diretamente nas suas pedaladas.

Bom exemplo disso são os pneus mais largos, que garantem mais aderência ao solo e boa tração — opção ideal para quem transita por entre muitas curvas, como no MTB.

pneu de bicicleta mormaii - Guia para você conhecer os tipos de pneu de bicicleta

Já os pneus finos são mais leves e garantem um desempenho mais veloz durante a sua atividade. Só que eles são mais frágeis, e propensos a cortes e furos.

Bandas de rodagem

Independentemente do tipo de pneu de bicicleta escolhido é importante reconhecer o valor das bandas de rodagem. Elas são os sulcos ou desenhos na borracha que entram em contato com o solo — viu, como não é apenas algo decorativo?

Elas ajudam na aderência dos pneus e também para o escoamento de água, em dias de chuva, evitando as derrapagens acidentais.

Os diferentes tipos de pneu de bicicleta

Hora de aprender mais, agora, sobre os perfis de pneus que você pode escolher e, assim, personalizar ainda mais os seus passeios de bike:

Slick

Pneus lisos, com bom desempenho no asfalto, e ideais também para quem está em busca de velocidade nos seus circuitos urbanos.

Mas, como já destacado, a espessura fina desse tipo de pneu de bicicleta pode reduzir a segurança, uma vez que eles sofrem danos com mais facilidade.

Semi Slick

Pneu de bicicleta equilibrado, podendo ser indicado tanto no asfalto quanto em trilhas de terra seca batida. Uma alternativa mais recomendada para quem faz uso híbrido da bike.

Além disso, são modelos que possuem bandas de rodagem com boa aderência. Isso aumenta o custo/benefício em adquirir esse pneu de bicicleta para acompanhar você nos passeios.

Cross-country

Também conhecidos como XC, são pneus mais recomendados para uso em trilhas com obstáculos. Ideais, também, para percursos mais longos e que exijam bastante dos pneus do ciclista.

Mud

Para trilhas, também, mas para aqueles percursos envoltos em lama, ideias para que sai de casa com a sua bike já sabendo que vai se sujar.

Os cravos do pneu são altos, proporcionando mais equilíbrio e aderência, impedindo que a lama se acumule nesses sulcos.

Downhill

Por fim, o pneu de bicicleta conhecido como Downhill são largos e maiores. Resistência e equilíbrio são as palavras-chave desse tipo de pneu, mas atenção à sua escolha porque alguns quadros de bicicleta não suportam as medidas de um Downhill.

Agora que você já sabe bastante sobre os diferentes tipos de pneu de bicicleta e como escolher o modelo ideal para o seu perfil, que tal aprender também sobre a manutenção da sua bike? Para isso, confira nosso check-list gratuito sobre o que verificar periodicamente na sua bicicleta!

cupom de primeira compra - Guia para você conhecer os tipos de pneu de bicicleta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *