Aprenda-qual-o-momento-certo-para-trocar-a-corrente-de-bicicleta

Corrente de bicicleta: aprenda qual o momento certo para trocar

A corrente de bicicleta está entre as principais peças que compõem esse meio de transporte. Sem ela, não há movimento que impulsione as rodas, por exemplo. Por isso é tão importante conservá-la e saber o momento certo de trocá-la.

E essa é uma questão que acaba confundindo muitos ciclistas. Há quem acredite que o momento ideal é a partir de mil quilômetros rodados com a mesma corrente de bicicleta. Outros veem isso como uma lenda que ganhou força com o tempo.

Quer uma conclusão definitiva sobre o assunto? Então, acompanhe-nos com a leitura deste post!

Fatores que influenciam o desgaste da corrente de bicicleta

Com base na lenda acima mencionada, imagine duas pessoas que passeiam juntos todos os dias de bicicleta, e que fazem sempre o mesmo percurso. Só que elas possuem massas corporais diferentes e uma realiza a manutenção da bike regularmente, enquanto a outra negligencia essa etapa. Você acha que o desgaste da corrente de bicicleta seria igual?

corrente da bicicleta - Corrente de bicicleta: aprenda qual o momento certo para trocar

Por isso, devemos levar em conta que o momento de substituir a peça é influenciado por uma série de fatores. São eles:

  • Lubrificação da corrente de bicicleta;
  • Peso corporal do indivíduo;
  • Relevo do terreno por onde você passeia;
  • Limpeza e manutenção de todos os componentes da bike;
  • Estilo de pedalada;
  • Quilometragem rodada.

É difícil precisar isso com base na quilometragem, apenas, portanto. E são fatores que interferem diretamente na conservação da corrente de bicicleta.

Como identificar o momento ideal de substituí-la?

Existem diversos métodos que podem ser aplicados para identificar se a sua corrente de bicicleta já demonstra sinais de desgaste. A mais óbvia é observando quais são as recomendações do fabricante de sua corrente

Uma boa maneira de saber é por meio de uma ferramenta apropriada para isso, encaixando uma de suas extremidades em um dos pinos da corrente e, o outro lado (com a corrente esticada) no pino mais próximo. Caso exista uma folga e a ferramenta encaixe certo no segundo pino, é hora de trocá-la.

O desgaste das coroas também é um bom método de avaliação. Existem também ferramentas apropriadas para identificar por meio delas. Só que a indicação do fabricante ainda é a mais recomendada, pois as correntes — embora compatíveis — são pensadas para combinar melhor com as peças de cada fabricante.

corrente da bicicleta mormaii - Corrente de bicicleta: aprenda qual o momento certo para trocar

Daí surge essa dificuldade que muitos ciclistas encontram ao trocar a corrente de bicicleta. Mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Ao trocar a corrente de bicicleta, opte pelo modelo do mesmo fabricante da anterior e, assim, evita-se uma série de problemas.

Lubrificar aumenta a vida útil da corrente de bicicleta?

Sim, definitivamente, A corrente de bicicleta, quando mantida lubrificada, ajuda a fazer com que ela se movimente com menos atrito. Cuidado, apenas, para não lubrificar excessivamente, pois isso contribui com o acúmulo de sujeira na bike e em diversos elementos e acessórios.

E, como o assunto de corrente de bicicleta nos movimenta diretamente para outro tópico, gostaríamos de convidar você a se manter em leitura conosco. Para isso, dê uma conferida em nossas dicas sobre os cuidados a serem tomados com os pneus da bike. Temos certeza que será de grande utilidade para você!

cupom de primeira compra 1 - Corrente de bicicleta: aprenda qual o momento certo para trocar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *